Ação

Fórum de Segurança Alimentar doa produtos às comunidades

Parte dos 500 quilos doados vai para ações da Assistência Social, e outra será entregue a pessoas com dificuldades

A prefeita Paula Mascarenhas recebeu nesta segunda-feira (13), em seu gabinete, os representantes do Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional (FseSan), Diego Gonçalves e Márcia de Almeida. A entidade realizará nesta terça-feira a doação de alimentos da agricultura familiar à Secretaria de Assistência Social (SAS). Serão 400 quilos de arroz e cem quilos de leite em pó - meia tonelada no total.

A justificativa está no fato de muitos cidadãos terem parado as suas atividades, em razão da possibilidade de contágio pelo novo vírus, o Sars-Cov-2, e, portanto, estarem sem renda suficiente à subsistência.

No encontro, ocorreu a entrega simbólica de um pacote de arroz e outro de leite para a prefeita. A instituição deve doar ainda mil litros de leite, diretamente às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica das comunidades pelotenses. 

O FseSam, formado por membros da sociedade civil, milita a favor do direito humano ao acesso à alimentação, e pela segurança alimentar. “Com a pandemia, a Covid-19, estamos nos organizando para uma campanha de seis meses, com ações contra a fome, pois não sabemos as consequências e a duração da crise ainda”, explicou Diego.

Outra pauta tratada na audiência foi a importância da agricultura familiar como fornecedora de alimentos durante o período de transmissão do novo coronavírus. Paula explicou que a prefeitura de Pelotas já participa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra produtos de produtores da região a fim de abastecer os abrigos da SAS, que atendem pessoas em condições financeiras muito difíceis. “Mais de 60% dos alimentos adquiridos pelo PAA são da agricultura familiar, uma pauta que defendi ainda na época em que era vice-prefeita”, lembrou. 

O encaminhamento de alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) às famílias de alunos da rede pública, liberado pelo governo federal no dia 7 de abril, também se tornou tema da reunião. A gestora-chefe do Município informou que a Secretaria de Educação e Desporto (Smed) já havia repassado parte da alimentação das merendas para a SAS, e que a situação está sendo avaliada, conforme o desdobramento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 1,5 mil pacientes tiveram alta em SP após contraírem Covid-19 Anterior

Mais de 1,5 mil pacientes tiveram alta em SP após contraírem Covid-19

Estado receberá verba extra para enfrentamento da Covid-19 Próximo

Estado receberá verba extra para enfrentamento da Covid-19

Deixe seu comentário