Vai esfriar
Frente fria avança sobre a Zona Sul
Primeira corrente gelada do inverno acontece nesta quinta-feira e termômetros devem registrar uma mudança drástica de temperatura
Carlos Queiroz -
Na semana que marcou o início do inverno, teremos a chegada de uma frente fria a partir desta quinta-feira (25). A região mais ao Sul do Estado é a porta de entrada para as correntes mais geladas, que irão causar uma queda nas temperaturas e trarão chuvas distribuídas pelos municípios da região. A primeira semana do inverno será bastante fria no Sul do Brasil.
Os termômetros irão registrar uma mudança brusca e uma inversão em relação ao que era marcado. Geralmente, as temperaturas mais baixas acontecem pela manhã e se elevam com o passar do dia. Nos próximos dias, a previsão é de que as manhãs iniciem com índices mais elevados e as temperaturas mais baixas sejam registradas à noite. "Temos uma forte tendência que os dias comecem com cerca de 16ºC, 17ºC e terminem com cerca de 10ºC durante à noite. As manhãs iniciarão um pouco mais abafadas para o que se espera nesta época do ano e à noite, irá esfriar muito rápido. Esta troca de massas de ar quente e gelado traz o risco de vendavais na região de Pelotas", explica a meteorologista do MetSul, Estael Sias. Ela ainda destaca que as massas de ar acentuarão o frio durante a parte da noite. "As noites deverão ter ventos gelados, a sensação térmica ao ar livre vai ser bem fria mesmo", pontua.
Na sexta, as temperaturas caem ainda mais. Com o avanço rápido da frente fria, a tendência é que o final de semana seja característico do inverno. A previsão aponta que os termômetros devem marcar uma mínima de 6ºC pela manhã e máxima de 12ºC, apesar de ser um dia ensolarado. Índices que devem se repetir no sábado. "Sábado vai ficar nublado, com registros de 6,7ºC e há a possibilidade de uma garoa bem leve. O final de semana vai ser bem invernal na zona sul", aponta a meteorologista. Entretanto, mesmo com os baixos índices, as chances de geadas são pequenas.
Chuvas
A previsão é de muita chuva durante toda esta quinta-feira, com chances de precipitações a qualquer momento. Quadro que não deve se repetir com intensidade nos próximos dias, que devem ficar marcados mais pelas baixas temperaturas do que pelas precipitações em si. "Já vem chovendo há alguns dias na região de Jaguarão, nas proximidades da Lagoa Mirim. Alguns pontos do Cassino, no Capão do Leão, já tem chuva. Para os próximos dias, a tendência é de chuva mesmo nesta quinta, mas fora isso, somente garoas isoladas. Chuva forte mesmo, somente na semana que vem", afirma Estael.
A frente fria chegou ao estado depois de passar pelo Uruguai. Faz alguns dias que chove no país vizinho, o que causou, até mesmo, o registro de alagamentos em algumas cidades. As temperaturas mais elevadas nos últimos dias também têm relação com o clima uruguaio. "Esse ar quente que está há vários dias no Rio Grande do Sul serviu como um bloqueio atmosférico. Este bloqueio 'segurou' a chuva no Uruguai, até que agora as massas de ar se intensificaram e conseguiram avançar, trazendo a chuva e o frio, que são as características mais próprias da estação", explicou.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário