Gelado

Frio intenso deve chegar a partir da próxima semana

Massa de ar frio já vem provocando chuvas e agora deverá diminuir as temperaturas; ciclone no Norte do Estado pode causar ondas no litoral

Jô Folha -

O mês de abril com altas temperaturas até enganou, mas, enfim, o frio chegou. É época de tirar os casacos e cobertores do armário, pois de acordo com as previsões, ele veio para ficar. Os cuidados com a saúde também são indispensáveis para essa época, por ser a com maior registro de gripes, resfriados e doenças respiratórias.

A meteorologista da Metsul, Estael Sias, destaca que um ciclone de baixa pressão atmosférica está se formando no Litoral Norte gaúcho, gerando ventos e chuvas, em especial naquela região. Mesmo não tendo uma influência tão forte na Zona Sul, uma massa de ar frio, que já provocou chuvas na última quinta-feira e possivelmente neste final de semana, está jogando as temperaturas para baixo.

De acordo com Estael, o vento deverá estar mais presente já neste sábado, interferindo bastante na sensação térmica. "A sensação térmica ao ar livre pode ser de cinco, seis graus. Pode ser um dia com muita sensação de frio", destaca. Meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPmet - UFPel), Carina Padilha aponta para um final de semana nublado, com pancadas de chuvas desde o início.

No domingo, a previsão do CPPmet mostra variação de nebulosidade, com chuva rápida e fraca em alguns pontos isolados. E a partir de então, o destaque será o frio. O tempo deve ficar mais firme na segunda e na terça, atingindo as menores temperaturas do ano até agora, segundo Estael Sias, que alerta para um grande risco de geadas na região.

Mar estará agitado
A Metsul destaca a interferência do ciclone nas ondas do Litoral Sul. Mesmo sem atingir os ventos de até 100 km/h previstos para a região entre Mostardas e Torres, Estael recomenda cautela para a navegação marítima, dizendo não ser aconselhável entre domingo e terça, pois as ondas em alto-mar podem ficar muito altas. Nas praias, elas podem atingir cerca de três metros.

Cuidados com a saúde
A chegada do frio deixa as pessoas mais predispostas às doenças, devido às mudanças de temperatura. Rita Carvalho, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Pelotas, diz que a alternância entre ambientes quentes e frios causa um baque no sistema imunológico, devendo ser evitada. Os ambientes fechados também são vetores para os vírus e por isso ela aconselha manter sempre uma via de ventilação aberta, tanto em casa quanto em ambientes públicos, principalmente ônibus.

A roupa adequada também é fundamental para evitar as doenças nessa época. Pessoas com sistema imunológico mais frágil, em especial idosos e crianças, devem se manter aquecidos, principalmente as extremidades do corpo. O peito e o pescoço também devem estar cobertos, para evitar os resfriados. Quanto à higiene, Rita destaca a importância de manter as mãos sempre limpas para evitar os vírus. "São cuidados simples, mas fundamentais", comenta.

Vacinação contra a gripe
A Campanha de Vacinação contra a gripe segue ocorrendo. Até o dia 1° de junho, as vacinas podem ser feitas em qualquer unidade de saúde do município. Devem se vacinar os integrantes do grupos prioritários, formado por idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (até 45 dias depois do parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e população e funcionários do sistema prisional. Segundo Rita, a vacina leva cerca de 15 dias para fazer efeito.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em Assembleia Popular, CPERS prega união da categoria contra precarização do serviço público Anterior

Em Assembleia Popular, CPERS prega união da categoria contra precarização do serviço público

Escolas devem combater todos os tipos de violência Próximo

Escolas devem combater todos os tipos de violência

Deixe seu comentário