Clima

Frio intenso deve permanecer até segunda-feira

Pelotas pode registrar temperatura negativa na madrugada deste domingo (7)

Infocenter -

Sob os efeitos de uma forte massa de ar frio, de origem polar, o amanhecer deste sábado (6) foi de baixas temperaturas, registro de geada e neve em diferentes municípios do estado. Em Pelotas a mínima registrada pelo foi de 2,4ºC por volta das 7h30min, segundo a empresa MetSul, mas a sensação de térmica era de 0ºC. No município também houve registro de geada, porém fraca. Ao longo do dia o céu parcialmente nublado e com períodos de nublado não deve deixar a máxima ultrapassar os 10ºC.

Na região se destacaram as mínimas negativas registradas em Canguçu, com -0,1°C e em Pinheiro Machado, com -4,9°C. O estado ainda registrou queda de neve em Cambará do Sul, São José dos Ausentes, São Francisco de Paula, Gramado, Canela e Riozinho. Mas a temperatura mais baixa no estado foi registrada em Santa Rosa, com -6,2°C.

Apesar do frio intenso nas últimas horas, as baixas temperaturas não vão deixar o estado nos próximos dias. O meteorologista Luiz Fernando Oliveira Nachtigall, da MetSul, prevê uma madrugada de domingo mais gelada ainda. A expectativa é que em Pelotas a mínima desça para -1ºC.

Porém o domingo(7) do pelotense promete ser ensolarado. "Mas ainda faz frio com temperatura próxima da registrada hoje e deve gear na madrugada e ao amanhecer", alerta Nachtigall.

O tempo segue seco de segunda a quinta-feira da próxima semana e deve ter o retorno da instabilidade e da chuva na sexta-feira. A temperatura ainda estará baixa na madrugada e amanhecer de segunda, mas à tarde já será amena. A partir de terça-feira haverá elevação gradativa da temperatura dia a dia, informa o meteorologista.

De acordo com o site do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMet - UFPel) A segunda-feira (8) deve trazer temperaturas mais altas, algo em torno de 5ºC a mínima e 16ºC a máxima. O céu deve amanhecer claro passando a parcialmente nublado.

Acolhimento na noite

Na madrugada funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), juntamente com o secretário, Luiz Eduardo Zimmermann Longaray, fizeram duas rondas na noite de sexta-feira em busca de moradores de rua que necessitavam de acolhimento.

As equipes ofereceram abrigo do frio na Casa de Passagem e no Albergue Municipal. Por causa do intenso frio, a prefeitura ampliou número de vagas, que era de 40 para 70, com a abertura do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop). O local agora também recebe moradores de rua.

Apesar da ampliação das vagas, apenas 22 pessoas recorreram ao acolhimento. Longaray diz que os necessitados são convidados a passarem a noite nos abrigos, porém alguns preferem permanecer em seus locais. Para estes casos a Secretaria distribuiu cobertores.

Os abrigos receberam com sopa de legumes e carnes. Os usuários que estavam com pouca roupa ou roupas sujas receberam agasalhos limpos. "As roupas sujas são lavadas e entregues para eles pela manhã", diz o secretário.

Na noite deste sábado a ronda deve seguir o mesmo ritmo. "Fizemos duas rondas e cada uma delas de aproximadamente três horas."

De acordo com Longaray pede que a população avise a Secretaria, via telefone, de casos de pessoas que estejam nas ruas. "Nós vamos até o local e depois damos retorno a pessoa que deu a informação." O número da Casa de Passagem é 3921-6079.

As casas só não abrigam pessoas drogadas ou embriagadas, nos locais também não é permitido fumar, nem beber. Nesta madrugada foi aberta exceção para aqueles que procuraram os abrigos. "Algumas pessoas estavam visivelmente alteradas, mas por causa do frio deixamos elas ficarem."

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

De volta à UFPel Anterior

De volta à UFPel

Instrução normativa deverá definir datas para a soja no RS Próximo

Instrução normativa deverá definir datas para a soja no RS

Deixe seu comentário