Solidariedade

Gestante de Piratini perde o bebê e dinheiro arrecadado em campanha será doado

Ana Paula teve complicações na reta final da gestação e o bebê Arthur não resistiu ao parto prematuro; montante recolhido por radialista piratiniense ajudará duas outras mães na luta por salvar as filhas Helena e Maria Flor

Divulgação -

O ano começou triste para a comunidade de Piratini. A gestante Ana Paula D'Ávila, de 30 anos, entrou em trabalho de parto no dia 1º e o pequeno Arthur não resistiu.

Ana Paula tinha viagem planejada para o dia 2 com a amiga Patrícia rumo a São Paulo em busca de um tratamento para salvar o bebê. Durante uma ultrassonografia, Arthur foi diagnosticado com uma doença gravíssima chamada Hérnia Diafragmática Congênita (HDC). Uma campanha arrecadou fundos para que fosse possível a realização da cirurgia na capital paulista, mas infelizmente o sonho da piratiniense de ter o primeiro filho foi adiado.

Na última semana, Ana Paula foi diagnosticada com uma infecção urinária. Com dores nas costas, a gestante foi internada no último dia 31 em um hospital de Piratini. Influenciada pelas complicações da gestação, ela entrou em trabalho de parto. Houve rompimento da bolsa e Ana precisou ser encaminhada a Pelotas, onde passou por uma cesariana, já que também corria risco de morte. Arthur chegou a nascer com vida, mas sofreu com paradas cardiorrespiratórias e não resistiu.

Comoção e solidariedade
A campanha de arrecadação que se estendeu pelos últimos dias teve um bom resultado. Uma rádio local, a Nativa FM, também realizou um mutirão de doações. Em apenas quatro dias, cerca de R$ 10 mil foram recebidos de ouvintes. O locutor da emissora, Nael Rosa, responsável pela campanha, lamentou profundamente a morte de Arthur, mas - em meio à tristeza da comunidade - encontrou uma forma de tentar ajudar outras pessoas.

Do total arrecadado, R$ 5 mil serão doados à gestante pelotense Marciana Balhego, de 41 anos. Ela está grávida de 24 semanas e descobriu em dezembro que a bebê Helena sofre do mesmo problema de Arthur. Marciana e Ana Paula estiveram em contato trocando dicas sobre como procurar auxílio em São Paulo.

A cirurgia precisa ser realizada entre 24 e 28 semanas de gestação. Marciana deve viajar com a irmã, Márcia, enquanto o marido permanece em Pelotas para trabalhar e cuidar dos filhos. "Fico feliz pela ajuda, mas ao mesmo tempo triste pela Ana Paula, que é uma mãe que passava pelo mesmo problema. Estou muito agradecida à comunidade de Piratini pela solidariedade. Só tenho a agradecer a todos." Ao Diário Popular, a mãe revelou que Nael será convidado a ser padrinho da pequena Helena. "Por tudo o que ele tem feito por nós. É muito raro alguém ajudar tanto as pessoas sem nem ao menos conhecê-las."

O restante do dinheiro será entregue por Nael à piratiniense Jaqueline Nascimento. A filha dela, Maria Flor, nasceu há cinco meses e sofre com complicações de saúde. Ela foi diagnosticada em Porto Alegre com SMARD, doença rara que afeta os músculos e órgãos do corpo, inclusive os responsáveis pela respiração. Poucos casos são conhecidos no Brasil, um deles é o do catarinense Miguel, de três anos.

Maria Flor está internada na UTI Pediátrica do Hospital Universitário São Francisco de Paula, em Pelotas. A mãe e o pai estão passando por dificuldades financeiras na cidade, inclusive para conseguir moradia. O auxílio proposto por Nael deve ajudar na realização de novos exames. "O maior presente que Deus pode me dar é deixar eu pegar esses bebês no colo. Só desejo que eles sejam saudáveis. O dinheiro não é nada perante a esperança dessas mães", diz o radialista Nael.

Vamos ajudar?
Marciana pode precisar ficar até um ano na capital paulista para o procedimento cirúrgico intrauterino. A campanha para ajudá-la continua. Ela precisa, principalmente, de dinheiro que garanta a alimentação dela e da irmã. Quem puder auxiliar pode entrar em contato com a gestante pelo número (53) 98135 5950.

No caso de Jaqueline, interessados podem realizar doações através de duas contas bancárias:

Ag. Banrisul - 0775
Conta corrente - 350789920.6
Luis Paulo Mouler

Ag. Banco do Brasil - 09660
Conta poupança - 14614-5
Jaqueline Alves Nascimento

É possível entrar em contato com a mãe pelo número (53) 99949 3049.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aberta etapa de parcelamento do IPVA Anterior

Aberta etapa de parcelamento do IPVA

Juntos pela primeira vez Próximo

Juntos pela primeira vez

Deixe seu comentário