Cirurgia Intrauterina
Gestante e bebês operados passam bem
Avaliações semanais são feitas para monitorar o desenvolvimento dos gêmeos submetidos a procedimento inédito no Rio Grande do Sul
Gabriel Huth -
A gestante e os bebês submetidos a uma cirurgia intrauterina há cerca de um mês, no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), passam bem. O procedimento foi um sucesso e ela está com 30 semanas, passando por avaliações semanais. De acordo com a médica especialista em Medicina Fetal, Tatiane Fogaça, com a intervenção foi possível protelar a gravidez e possibilitar o desenvolvimento de ambos os fetos, o que não estava ocorrendo. Nesta quinta será feita uma nova avaliação.
A expectativa da médica é de que o parto ocorra daqui ao máximo de tempo possível. Destaca que quando se trata de gêmeos normalmente os bebês nascem antes, mas se isso ocorresse com 25 semanas, o tempo que a mãe estava de gestação quando foi operada, não teriam condições de sobreviver. A cirurgia foi extremamente importante para garantir o desenvolvimento dos fetos.
Conforme Tatiane, o feto que não estava se desenvolvendo não atingiu o mesmo peso do outro, mas está evoluindo muito bem, o que não aconteceria se não fosse feito o procedimento. A operação, a primeira do tipo no Rio Grande do Sul, consistiu em separar a placenta para que os gêmeos pudessem se desenvolver na mesma proporção. Um deles estava bebendo mais sangue e ficando maior, o que poderia levá-lo à insuficiência cardíaca, e o outro, menor, com anemia.
A intervenção foi comandada pelo especialista em Medicina Fetal e membro titular da Academia Brasileira de Ultrassonografia, Maurício Saito, que veio de São Paulo para Pelotas especialmente para realizar o procedimento. Participou da equipe ainda, além de Tatiane, a também especialista Guadalupe Nascimento. A intervenção é denominada ablação de anastomoses placentária com laser. No Brasil foram realizadas cerca de 50 cirurgias dessas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário