Chuva

Governo articula-se para buscar recursos federais a atingidos por chuvas

Todo o apoio técnico necessário para facilitar a captação de recursos federais será oferecido às prefeituras

Divulgação -

O governo do Estado definiu, nesta sexta-feira (18), novos encaminhamentos a serem feitos ao governo federal para dar suporte às cidades afetadas pela chuva das últimas semanas. Todo o apoio técnico necessário para facilitar a captação de recursos federais será oferecido às prefeituras, com o objetivo de reconstruir as áreas atingidas por temporais e enchentes.  

As demandas foram encaminhadas pelo governador Eduardo Leite em reunião com o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni, e o chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, Julio Cesar Rocha Lopes. Leite pediu que ambos mantenham contato com a União para agilizar os trâmites.

"O Estado tem dado o suporte necessário nesse primeiro momento, mas as próximas etapas, que exigem um aporte maior de recursos para reconstrução de espaços públicos, estradas e pavimentação, dependem do governo federal. Por isso, é importante articularmos as ações para que elas ocorram da forma mais ágil possível", explicou o governador.

Com o reconhecimento, por parte do Estado, dos decretos de situação de emergência dos municípios, agora resta a homologação pela Defesa Civil Nacional. Assim que isso ocorrer, será possível que as prefeituras peçam recursos para a reconstrução. Os moradores que tiveram prejuízos com a chuva também poderão solicitar o saque do FGTS, a partir de critérios definidos pela Caixa Econômica Federal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 1,5 milhão de estudantes já visualizaram resultados do Enem Anterior

Mais de 1,5 milhão de estudantes já visualizaram resultados do Enem

Projeto quer criar região integrada de desenvolvimento na Metade Sul do RS Próximo

Projeto quer criar região integrada de desenvolvimento na Metade Sul do RS

Deixe seu comentário