Saúde
Governo concentra esforços para normalizar repasses de saúde aos municípios
O posicionamento foi reforçado pelo governador Eduardo Leite nesta quarta-feira, durante reunião com o presidente da Famurs
Divulgação -
As secretarias da Fazenda e da Saúde estão trabalhando juntas para proporcionar o pagamento em dia das competências mensais do Estado com os municípios. O posicionamento foi reforçado pelo governador Eduardo Leite nesta quarta-feira (23), durante reunião com o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Antônio Cettolin. "O que se quer hoje é previsibilidade", argumentou o governador, ressaltando que num segundo momento haverá discussões sobre o pagamento do passivo herdado do governo anterior.
Outro ponto apresentado no encontro é a necessidade, do ponto de vista da Famurs, de uma alteração no Decreto 54.146/18, que permite aos municípios regularizar pendências com o Estado em troca do abatimento das dívidas da Saúde. A entidade solicita a participação dos conselhos de cada cidade nas tomadas de decisões, em vez do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), como previsto pelo decreto.
A participação de Leite na Assembleia de Verão da Famurs, entre os dias 20 e 22 de fevereiro, também foi solicitada pelo presidente da entidade. O evento ocorre na Associação dos Amigos da Praia de Torres, no município litorâneo. A Famurs ofereceu um espaço para que o governador ou algum representante do Executivo possa discursar. O pagamento da dívida do Estado com os municípios na área da Saúde é atualmente o tema de maior interesse dos prefeitos.
Cettolin, acompanhado do coordenador-geral Darci Lauermann, e do superintendente técnico e de relações institucionais Gustavo de Souza, ainda aproveitou a ocasião para apresentar sugestões para o pagamento da dívida. As observações serão estudadas pelo governador.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário