Coronavírus

Governo do Estado lança modelo de distanciamento social controlado

Regiões terão grau de risco definido a partir de dados envolvendo leitor, contaminação e propagação do vírus

Divulgação -

Amarelo, laranja, vermelho e preto. Em um momento cinza, com a pandemia do novo coronavírus, o Governo do Estado separa os municípiospor cores e consequentemente por grau de gravidade em relação à Covid-19. É o que o governador Eduardo Leite (PSDB) e equipe chamam de Distanciamento Social Controlado, modelo a ser adotado a partir da próxima segunda-feira (11) no Rio Grande do Sul. Pelotas e região estão com a bandeira laranja, o que representa um risco médio.

O modelo de distanciamento envolve duas dimensões: regional e setorial. Os dados delas são cruzados com o objetivo de definir o risco epidemiológico através de 11 indicadores de diferentes pesos, agrupados em dois grandes grupos que terão igual importância no resultado final: propagação, que envolve velocidade do avanço, estágio da evolução e incidência de novos casos; e capacidade de atendimento. 

O modelo divide ainda o Estado em suas atividades econômicas, com o objetivo de determinar exigências para que cada uma funcione - ou mesmo ainda não volte à ativa. São 14 grupos e, dentro deles, todos os segmentos que os formam. Dentro do comércio, há, por exemplo, o varejo, o comércio de rua e a venda de automóveis. 

Todas as cidades da Zona Sul estão agrupadas na região de Pelotas, dentro do estudo. No momento, a bandeira estipulada é a laranja, o que representa risco médio. Essa conclusão se deve ao fato de a região apresentar um aumento no número de casos confirmados na semana em relação à anterior,  considerado como alto, e um estágio de evolução considerado médio.

Durante o pronunciamento, Leite fez questão de frisar que não se trata de um afrouxamento nas medidas de isolamento social. "É um distanciamento controlado, resultado de uma série de estudos feitos com base técnica e científica." Além do modelo, o governador anunciou medidas obrigatórias em todo o território gaúcho, como a utilização de máscaras em ambientes externos. 

Para mais informações, o leitor pode acessar o site do Distanciamento Social Controlado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas tem três novos casos confirmados e duas mortes suspeitas de Covid-19 Anterior

Pelotas tem três novos casos confirmados e duas mortes suspeitas de Covid-19

Brasil ultrapassa as 10 mil mortes por Covid-19 Próximo

Brasil ultrapassa as 10 mil mortes por Covid-19

Deixe seu comentário