Resolução

Governo faz reunião para traçar estratégias contra a estiagem

Encontro será nesta segunda-feira em Porto Alegre; na Região Sul, Amaral Ferrador e Canguçu já decretaram situação de emergência

O número de municípios gaúchos em situação de emergência devido à estiagem subiu para 31, de acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil. Duas cidades da Zona Sul estão na lista: Amaral Ferrador e Canguçu. A seca estará em pauta nesta segunda-feira (13) no Palácio Piratini. O governador Eduardo Leite e representantes das secretarias de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e do Meio Ambiente e Infraestrutura devem se reunir com entidades estaduais para confirmar as estratégias a serem encaminhadas para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Devem participar do encontro membros da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e da Federação da Agricultura do Estado (Farsul). A estiagem é apontada pela Secretaria de Agricultura como a pior desde a safra 2011-2012.

O governo do Estado diz estar atento às dificuldades enfrentadas pelos municípios e aos temores dos produtores rurais. O governador solicitou que as pastas, com o auxílio de órgãos de análise de dados, elaborem um mapeamento das principais culturas afetadas e das estimativas climáticas para os próximos meses. "Estamos trabalhando para mitigar os efeitos do quadro apresentado e, também, na prevenção, com base no que estiver previsto para o restante do ano", disse Eduardo Leite.

O secretário adjunto de Agricultura, Luiz Fernando Rodriguez, adiantou que a falta de chuva deve se estender durante todo o mês de janeiro. De acordo com a MetSul, fevereiro e março devem ter chuvas abaixo da média e as ondas de calor vão seguir atuando, o que é prejudicial à situação. A Defesa Civil distribui reservatórios móveis para as comunidades mais afetadas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Terremoto que matou 300 mil no Haiti faz 10 anos

Confira as vagas do Sine Pelotas para esta segunda-feira Próximo

Confira as vagas do Sine Pelotas para esta segunda-feira

Deixe seu comentário