Filas

Grande procura marca início da solicitação do 13º dos servidores municipais

Período para solicitar o pagamento via empréstimo no Banrisul começou nesta quarta-feira e se estende até a próxima segunda

Foto: Jô Folha - DP - Filas no Banrisul marcaram o primeiro dia de solicitação do 13º salário

A manhã desta quarta-feira (13) foi de filas na agência do Banrisul da rua Marechal Floriano com Andrade Neves, no Centro. A intensa procura, registrada também através do aplicativo, é causada pelo início do período de solicitação do 13º salário via empréstimo dos servidores da Prefeitura. Mais de 4,2 mil solicitações já haviam sido feitas até as 15h desta quarta, 87% delas feitas pelo app do banco.

A superintendente regional do Banrisul, Vanialice Azeredo, garante que a procura está dentro do esperado e o banco está preparado para a demanda, abrindo, inclusive, uma hora antes do normal. "A partir das 9h todas as agências de Pelotas estão abertas. Esse movimento maior é normal, até porque são muitas pessoas. Durante a tarde já não havia filas. As agências estão com foco total no 13º", comenta.

Já o secretário de Administração e Recursos Humanos, Matheus Castilho, explica que a contratação da operação pode ser feita pelo aplicativo do banco, mas em alguns casos os servidores que não conseguem realizar a operação pelo app precisam ir ao banco. "Seja por por necessidade de atualização cadastral ou porque possuem algum débito ou pendência com a instituição financeira, alguns servidores precisam comparecer na agência para liberar a operação ou fornecer a carta de que possui débitos para entregar na Secretaria", explica. De acordo com Castilho, no ano passado, quando já houve parcelamento do 13º e a opção foi oferecida, 7.169 servidores retiraram empréstimo.

Espera na fila

Quem foi presencialmente ao banco precisou esperar um pouco na manhã desta quarta. Servidoras de um posto de saúde, as colegas Alessandra Martins e Catiucia Chagas lamentaram a espera na fila e, também, a própria necessidade de solicitar o pagamento via empréstimo. "É uma vergonha, né?", diz uma delas sobre a ida ao banco. "A gente joga [as contas] para cima e faz sorteio de qual boleto vai pagar", ironiza outra sobre o parcelamento do 13º e atrasos de pagamento. "A questão também é que é um direito do trabalhador receber o 13º e ainda temos que passar por tudo isso", complementa outra municipária, a professora Patrícia Freitas.

"É meu primeiro ano [na Prefeitura], então me pegou de surpresa. Tava contando com o 13º para fazer algumas coisas. Foi um banho de água fria", disse Raquel Pereira, uma das servidoras que aguardava na fila. Para outra servidora que também esperava atendimento, Tiane Terra, o problema, infelizmente, não é mais motivo de surpresa. "Eu nem conto mais com isso. A gente se programa para pagar as coisas, mas é difícil", comenta ela, que já trabalha há alguns anos na Prefeitura.

Relembre

O parcelamento do 13º salário é uma das consequências da crise financeira vivida no Município devido a queda de contribuição. A opção de receber via empréstimo garante pagamento automático com os juros da operação custeados pela Prefeitura. O prazo limite para manifestar ao banco o interesse em realizar a operação de crédito é até as 14h da segunda-feira (18). Aqueles que optarem por não contratar o empréstimo não precisam procurar o banco e receberão a gratificação em dez parcelas, pagas a partir de fevereiro de 2024.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cuidados paliativos terão política pública nacional Anterior

Cuidados paliativos terão política pública nacional

Feira do Bairro Empreendedor será realizada neste sábado Próximo

Feira do Bairro Empreendedor será realizada neste sábado

Deixe seu comentário