Transporte

Grandes expectativas sobre o projeto BikePel

A previsão de início era 2017, mas algumas adaptações no sistema de locação dos veículos atrasaram o processo

Jô Folha -

Após mais de um ano, o projeto que visa o compartilhamento de bicicletas está se encaminhando para as etapas finais. A instalação das estações de aluguel e início do funcionamento estava previsto para 2017, mas o projeto foi modificado e agora nem mesmo existem pontos fixos para a retirada das bicicletas. O secretário de Transporte e Trânsito (SMTT), Flávio Al Alam, adiantou ao Diário Popular que um decreto será enviado à prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) nas primeiras semanas de março para implementar o serviço por meio de empresas.

Em outubro do ano passado, Al Alam disse que a SMTT analisava as possibilidades perante a abertura de uma licitação (o que escolheria apenas uma empresa para realização o serviço) ou a elaboração de um decreto de lei. A escolha se deu pela segunda opção e, assim que implementado, irá autorizar que empresas disponibilizem as bicicletas para o uso compartilhado. Já as regras para isso ainda não foram divulgadas.

Antes das mudanças, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estudava a possibilidade de firmar uma parceria com o BikePel. Como o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), Otávio Peres, afirmou ao Diário Popular, a ideia era que a união das instituições resultasse em uma alternativa de mobilidade, que assim como os ônibus de apoio, seriam gratuitos à comunidade acadêmica. A principal forma de iniciar esse processo era aproximando as estações de bicicleta a dois campi da universidade - o projeto anterior previa o Campus Anglo e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Faub) como pontos de retirada e devolução.

Já com as atuais características, esse formato de atuação foi descartado. A expectativa aumentou e o planejamento da Proplan é tornar a UFPel grande instituição parceira do BikePel, participando ativamente nos serviços. A ideia, segundo Peres, é que a universidade possa disponibilizar passes aos alunos e servidores cadastrados, intensificando o uso das bicicletas.

Com as adaptações do projeto, as bicicletas se encaixam no sistema dockless, ou "sem estação". Os veículos possuem um GPS que rastreia a localização e os trajetos percorridos. Por meio de um aplicativo, o usuário realiza um cadastro e consegue habilitar os créditos previamente adquiridos para o uso. Depois, precisará mirar a câmera do celular para um QR Code que irá abrir um cadeado instalado na roda traseira do veículo.

Os valores e o tempo de utilização ainda não foram divulgados, mas o Al Alam adianta que, baseado no regramento, cada empresa terá autonomia para estipular suas preferências. "As regras são dadas pela prefeitura por ser um espaço público", completa.

Serviço semelhante já existe na Faurb

Desde 2014, quatro bicicletas são oferecidas à comunidade acadêmica da UFPel, a diferença é que o projeto é gratuito. O serviço se chama Ciclo.UFPel e é um projeto de extensão do laboratório de Urbanismo, com o apoio do Programa de Pós-Graduação do curso (Prograu). Para retirar o veículo é necessário o preenchimento do cadastro, apresentação de documento com foto e assinatura de um termo de responsabilidade. Depois disso, para pegar a bicicleta outras vezes basta apresentar o comprovante de vínculo à instituição (atestado de matrícula ou carteirinha da UFPel) e devolver no mesmo dia, sem tempo limitado para o uso.

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