Ônibus urbanos
Greve no transporte coletivo será suspensa a partir deste sábado
Decisão foi tomada em audiência no Tribunal Regional do Trabalho, em Porto Alegre; ônibus voltam a circular na manhã deste sábado
Divulgação -
Atualizada às 19h16min para acréscimo de informações
A greve no transporte coletivo de Pelotas está suspensa. Com a decisão, tomada na tarde de sexta-feira no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Porto Alegre, os ônibus voltam a circular normalmente. A totalidade da frota estará de volta às ruas a partir das 4h30min da madrugada deste sábado. Os horários também voltam ao normal.
Um novo encontro entre os representantes das empresas e dos trabalhadores está marcado para o dia 3 de janeiro para acertar pontos que ainda não foram definidos, também na capital do Estado. Caso permaneçam pendências, uma nova audiência no TRT será realizada no dia 7 de janeiro. Até lá, fica mantido o chamado "estado de greve", mesmo com o serviço em funcionamento. Isso significa que, legalmente, a greve pode ser retomada, apesar de haver pouca probabilidade.
A paralisação, que já durava oito dias, não teve avanço nas negociações, tanto na Vara do Trabalho, em Pelotas, como na reunião entre os advogados do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pelotas (STTRP) e do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Pelotas (SETRP), em Porto Alegre.
Acordo
Na audiência, ficou definido o reajuste de 5% nos salários e 8% no vale-alimentação. Inicialmente, os empresários aceitavam apenas 4% nos salários, referente à inflação medida no período pelo INPC, e ofereceram 1,5% no ticket alimentação. A conquista foi considerada positiva pelo presidente do STTRP, Claudiomiro Amaral.
Para a reunião do dia 3, os advogados de ambas as partes discutirão se serão mantidas as chamadas cláusulas sociais, que envolvem quinquênios na carreira e o percentual do adicional noturno. Pela proposta dos patrões, os quinquênios serão congelados para aqueles que já obtiveram o benefício e não serão contemplados novos trabalhadores. Outra mudança seria a redução de 30% para 20% de adicional noturno.
"A gente conseguiu um avanço muito significativo para a categoria e, por determinação do desembargador, estamos suspendendo a greve até o dia 7", informou Claudiomiro Amaral. Ele também adiantou que uma nova assembleia entre os trabalhadores deve ser agendada para a primeira semana de janeiro para avaliar o que será apresentado na reunião do dia 3.
"Voltando 100%, tivemos algumas cláusulas compactuadas. Algumas não se conseguiu consenso. Vamos tentar até o dia 7 chegar a um acordo", manifestou o secretário-executivo do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), Enoc Guimarães.
Ficou acertado
- parte do reajuste será pago agora e outra parte em julho de 2019
- os advogados farão uma reunião para tratar da estabilidade dos diretores e delegados sindicais
- os salários dos dias 25 e 26 serão pagos parcialmente
- o salário dos dias 21, 22, 23, 24, 27 e 28 serão tratados em reunião entre os advogados.
- os advogados vão se reunir no dia 3 de janeiro para definir se serão mantidas as cláusulas sociais (quinquênios e adicional noturno)
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário