Pandemia
Guarda Municipal já recebeu quase 2 mil denúncias
Através do 153, população pode indicar irregularidades e descumprimentos dos decretos municipais
Leandro Lopes -
Parte da população vem contribuindo no combate à Covid-19 através da realização de denúncias para a Guarda Municipal quanto ao descumprimento dos decretos municipais que determinam as medidas preventivas ao novo coronavírus no município. Em pouco mais de dois meses, duas mil ligações foram feitas ao 153 para relatar irregularidades.
Segundo o levantamento do Observatório de Segurança Pública de Pelotas, em maio, 567 ligações foram feitas, em junho, 706, e até o dia 10 de julho, 643 pessoas entraram em contato. Os dados mostram que, cada vez mais, a população vem buscando o auxílio das forças policiais para combater o descumprimento, como formação de aglomerações e festas clandestinas.
Para o secretário de Segurança Pública (SSP), Samuel Ongaratto, o canal facilitou a ação para coibir a propagação do vírus na cidade.
“Desde o início da pandemia começamos a adotar um procedimento de monitorar todas as ligações que são feitas de denúncia para o 153 e temos notado um aumento expressivo, especialmente naquelas épocas de troca de bandeira e em lançamento de decreto, pois as pessoas, além de fazerem denúncia, ligam para pedir esclarecimentos sobre o que é permitido e o que não é”, afirma Ongaratto.
De acordo com a GM Nogueira, o serviço na sala de operações cresceu bastante com a pandemia. “Nossa demanda aumentou e é bem diferente do que vínhamos fazendo antes da pandemia. Apesar de ser quase impossível atender todos os telefones, damos o nosso melhor para conseguir oficializar todas as denúncias”, ressalta a guarda municipal.
O serviço do 153 atende 24h por dia, todos os dias da semana.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário