Saúde
HE faz mais uma edição do curso de gestante
Atividade, organizada pelo Hospital Escola da UFPel, visa a importância da informação e da troca de experiências sobre o período gestacional
Paulo Rossi -
Inicia nesta quarta-feira (14) mais uma edição do Curso de Gestante, ofertado gratuitamente pelo Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Estudos com Crianças, Adolescentes, Mulheres e Famílias (Nupecamf), da Faculdade de Enfermagem. A formação de cinco semanas atende gestantes e puérperas, ensinando técnicas de relaxamento para a hora do parto e momentos de dores durante a gestação, direitos das mulheres grávidas, tipos de parto e informações quanto as vacinas, amamentação e banho do bebê.
Há 15 anos, atividades semelhantes foram iniciadas no HE. Antes, era um grupo de gestantes que, juntas, conversavam e tiravam dúvidas sobre o período gestacional. Depois da reformulação da iniciativa, foram incluídos os módulos como método de ensino, abrangendo as dúvidas mais frequentes entre as participantes das edições anteriores. Nesse ano, o grupo virou curso e já vai para a 4º edição de 2019. Dividido em cinco módulos, a cada semana as participantes poderão trocar experiências, relatando os próprios aprendizados, e aprender sobre diversos temas que envolvem os nove meses de espera do bebê e os primeiros meses junto ao recém-nascido.
"Todo período gestacional tem dúvidas e é diferente", lembra a Assistente Social Elisabeth Rocha. As futuras mães costumam ficar cercadas de incertezas e medos quanto a hora do parto e os preparos necessários, principalmente as de primeira viagem. As mulheres que já passaram por outras gestações costumam levar as dúvidas que ficaram, outras perguntas acabam surgindo conforme as diferenças entre as gestações ficam mais evidentes, lembra Elisabeth. O curso, então, entra como um momento ideal para sanar essas questões.
Com os módulos semanais, um dos objetivos é desmitificar diversos temas, como as dores durante as últimas semanas da gestação e na hora do parto. Outra preocupação que é trabalhada durante as semanas é a distância do recém-nascido da mãe, enquanto o bebê espera na maternidade. Ao final das cinco semanas, todas as participantes conhecem a maternidade do HE, conversando com a equipe sobre o atendimento.
O Hospital-Escola trabalha com o parto humanizado, aquele em que a mulher é submetida a diversos procedimentos visando um momento mais acolhedor e menos medicamentoso. No primeiro módulo, as participantes recebem instruções quanto aos diretos das gestantes, incluindo também os procedimentos padrões durante o parto. Assim, compreendendo o trabalho de parto, elas ficam cientes quanto a possíveis casos envolvendo a violência obstétrica.
O Curso de Gestantes é uma realização do projeto de extensão Prevenção e Promoção da Saúde em Grupo de Gestantes e Puérperas, que idealizou a iniciativa com base na preocupação existente por parte do Hospital-Escola para com as grávidas. A extensão tem como intuito mobilizar a participação do maior número de pessoas, oportunizando os aprendizados de forma gratuita. O curso é conduzido por uma equipe multiprofissional constituída por médico obstetra, enfermeiro obstetra, assistente social, fisioterapeuta, dentista, educador físico, nutricionista, psicólogo e pediatra.
Como participar
As interessadas podem se inscrever diretamente no HE, onde ocorrem os módulos - basta levar o RG. Não é preciso que a participante realize o pré-natal no HE e nem ter a intenção de ganhar o bebê no local. Ao concluírem 60% do curso, todas recebem um certificado e concorrem a um ensaio fotográfico. Além disso, sorteios de brindes serão realizados ao longo das cinco semanas. As atividades são realizadas no auditório do hospital, localizado na rua Professor Doutor Araújo, 433, das 14h às 15h30.
Módulos
14/08
Direitos das gestantes e documentos necessários;
Anatomia e fisiologia na gestação;
Sentimentos comuns na gestação;
Relaxamento.
21/08
Ergonomia;
Autocuidado na gestação;
Nutrição e atividade física na gestação;
Pré-natal Odontológico.
28/08
Tipos de parto;
Medidas não farmacológicas de alívio da dor durante o parto.
04/09
Roda de Conversa com a Pediatra;
Amamentação;
Primeiras vacinas e teste do RN;
Relaxamento.
11/09
Banho do bebê;
Saúde Bucal do RN;
Mulher no puerpério: cuidado, fisiologia e métodos contraceptivos
Ao final, será realizada uma visita guiada na Maternidade do HE.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário