Devoção

Homenagens a Guadalupe

Missa inicial da 32ª Romaria será na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Simões Lopes

Jô Folha -

O próximo domingo será especial à comunidade católica. Fiéis de toda a cidade e da região irão se reunir para a 32ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe. O evento, organizado pela Arquidiocese de Pelotas, terá o local de partida modificado em relação aos anos anteriores. As comemorações começam às 7h e se estendem até o fim da tarde.

Por se tratar de um Ano Mariano, em que se comemoram os 300 anos do descobrimento da imagem de Aparecida, a missa que dará início à romaria será celebrada na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Avenida Brasil, 344). Antes, o evento partia da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula. A primeira celebração eucarística começará às 7h.

Depois, às 8h, os devotos partem em carreata até a Cascata. Lá, deixam os veículos e finalizam o percurso a pé em direção ao Santuário Nossa Senhora de Guadalupe (BR-393, km 88). Às 10h, já no santuário, começará a solene eucarística. As celebrações seguem com um almoço e, à tarde, a benção de objetos seguida pela benção aos doentes. O dia será encerrado com uma missa dedicada aos trabalhadores da romaria.

José Francisco Britto, assessor de comunicação da Catedral, conta que os fiéis vêm de diversas cidades para a romaria. “Bagé e Rio Grande fazem parte da arquidiocese de Pelotas, então muitos devotos vêm desses locais”, comenta. Excursões de municípios vizinhos também são organizadas para o momento de renovação da fé.

Desde 1979
Em Pelotas, a devoção à Nossa Senhora de Guadalupe começou em 1979, quando o então bispo diocesano dom Jayme Chemello participou da 3ª Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano no México. Em 1985, a Diocese questionou a criação de uma romaria anual. A proposta foi aceita e a peregrinação ocorre desde então na cidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelo resgate da memória Anterior

Pelo resgate da memória

Liminar suspende demissão de funcionários do Porto de Pelotas Próximo

Liminar suspende demissão de funcionários do Porto de Pelotas

Deixe seu comentário