Imunização

Hora de se vacinar contra o sarampo

Campanha começou nesta segunda-feira para pessoas de cinco a 19 anos e àquelas que não receberam a primeira dose

Paulo Rossi -

Iniciou, nesta segunda-feira, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Em Pelotas, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Centro de Especialidades recebem pessoas para a imunização. A campanha é direcionada a pessoas de 5 a 19 anos ou aquelas que não receberam a primeira dose da vacina. Em todo o Brasil, três milhões de pessoas devem se imunizar. A campanha vai até o dia 13 de março.

Para o próximo sábado, dia 15, haverá uma grande mobilização pelo Dia D da vacinação. Unidades da zona urbana abrirão às 8h da manhã e só fecharão às 17h. Na área rural, o Dia D termina mais cedo, às 16h30min. Até o dia 13 de março, as pessoas podem procurar qualquer UBS, mesmo fora de sua localidade ou bairro, com a carteira de vacinação em mãos.

"Para que a campanha dê certo, precisamos da mobilização dos adultos para levar as crianças e os adolescentes. É só procurar uma UBS e se vacinar", reforça Sabrina Lima, diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No Rio Grande do Sul, 82 casos de sarampo foram confirmados desde agosto de 2019.

No calendário básico de vacinação, duas vacinas são contra o sarampo: a tríplice viral, aos 12 meses de idade, que também previne rubéola e caxumba, além da tetraviral, que também imuniza contra a varicela.

Fila no Centro de Especialidades
Na manhã desta segunda, havia fila no Centro de Especialidades, na rua Voluntários da Pátria. Rita de Cássia Ferreira Pereira, moradora da Vila Princesa, escolheu o local para tomar a vacina pois precisava atualizar a carteirinha. "Vim direto aqui porque sei que tem todas", disse, com a carteira em mãos. Aprovada no concurso municipal, ela também precisa da vacina para assumir o cargo na qual foi aprovada.

Campanha permanente
Duas etapas de vacinação contra o sarampo já começaram no ano passado. Em outubro, o alvo eram crianças de seis meses a menores de cinco anos. A segunda etapa focou na população de 20 a 29 anos, em novembro. Além da atual campanha, entre junho e agosto será reforçado no público de 20 a 29 anos. Em agosto, também haverá outra campanha focada na população de 30 a 59 anos de idade. Conforme o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha, que integra o Movimento Vacina Brasil, é aumentar a cobertura vacinal entre aqueles que ainda não haviam sido convocados ou vacinados, evitando o risco de propagação da doença no país.

Contra o HPV
Outra ação iniciada nesta segunda pela SMS foi a intensificação da vacinação contra o HPV. Meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos podem buscar o Centro de Especialidades ou a UBS mais próxima para se vacinar. A vacina busca prevenir o câncer de colo de útero, boca, garganta e ânus. A vacinação busca proteger crianças e adolescentes antes do início da vida sexual. São necessárias duas doses com um intervalo de de seis meses. A campanha também vai até o dia 13 de março.


Principais dúvidas

Sintomas do sarampo:
Febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Quem deve se vacinar contra o sarampo?
- Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de seis meses a menores de um ano devem ser vacinadas (dose extra).
- Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (um ano).
- Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?
- Se tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade.
- Se você tem entre um e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
- Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo?
A vacina é contraindicada durante a gestação.

(Fonte: Ministério da Saúde)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Correios abrem inscrição para concurso internacional de cartas Anterior

Correios abrem inscrição para concurso internacional de cartas

Prefeitura intensifica a vacinação contra o HPV no município Próximo

Prefeitura intensifica a vacinação contra o HPV no município

Deixe seu comentário