Cuidado

Hospedaria doará 16 cavalos no fim de julho

Animais foram recolhidos em decorrência de abandono e maus-tratos

No final do mês, a Hospedaria de Grandes Animais da prefeitura deverá fazer a doação de 16 cavalos, recolhidos de vias municipais em decorrência do abandono ou maus-tratos. Nos 30 dias que permanecem abrigados, os equinos recebem cuidados veterinários e alimentação.

Todos os animais passam por microchipagem, cujo chip possui um código único para que sejam acompanhados e reconhecidos, no caso de retornarem à Hospedaria. A veterinária Karina Goularte D'ávila diz ainda que os cavalos são vermifugados para combater endo e ectoparasitas. "Também tratamos de alguma outra doença que possam apresentar, além de dar uma atenção maior para aqueles desnutridos", complementa.

Caso o dono tenha interesse em reaver o animal apreendido, o resgate, no período de até 30 dias, é feito mediante o pagamento de multa no valor de uma Unidade de Referência Municipal (URM), equivalente a R$ 108,84. Caso isso não aconteça, o município encaminhará as nove fêmeas e os sete machos para adoção.
Já para o caso de maus-tratos o procedimento é diferente: o equino é levado ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e depois passa, diretamente, à adoção, sem possibilidade de retorno ao dono. Mensalmente, no mínimo 30 animais são cuidados pela equipe da Hospedaria.

Doação e denúncias
A lista para receber um dos animais já possui 30 inscritos. Os interessados devem ir até a sede da Hospedaria de Grandes Animais, às margens da BR-392 - próximo ao Canil Municipal, das 13h45min às 17h, levando um documento de identificação com foto e o talão de produtor. Será realizado um sorteio para determinar a ordem das pessoas para a escolha dos cavalos.

Caso a população encontre algum equino solto nas ruas da cidade, pode avisar a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) no (53) 3271-9244. Os profissionais solicitam a identificação e um número de telefone pois, se o animal deslocar-se para outro ponto até a chegada da equipe, é possível retornar e pedir mais informações.

Denúncias de maus-tratos devem ser encaminhadas à Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) ou à 3ª Companhia do Batalhão Ambiental da Brigada Militar (antiga Patram).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Investimento em ciência e tecnologia cresce abaixo do PIB global Anterior

Investimento em ciência e tecnologia cresce abaixo do PIB global

Próximo

Planos de saúde devem ao SUS

Deixe seu comentário