Crise

Hospital de Canguçu apenas para urgência e emergência

Ausência de dez profissionais levou a direção da casa a suspender internações em diferentes setores

Infocenter -

A ausência de dez profissionais na quarta-feira (18)  pela manhã ao Hospital de Caridade de Canguçu levou a direção da casa de saúde a suspender as internações em diferentes setores e manter apenas o serviços de urgência e emergência. Conforme o presidente do hospital, Delaci Borges Pinto, os profissionais apresentaram atentados de saúde, alegando impossibilidade para trabalhar. "Sem equipes completas não tínhamos outra alternativa", argumentou o presidente.

De acordo com o Departamento de Recursos da instituição, os faltantes são técnicos de enfermagem. Ao todo, os profissionais somam 68, que se dividem em quatro turnos, além de folguistas.

A administração prefere não falar sobre a situação da casa de saúde, segundo Delaci, para evitar tumulto. No começo do mês, em entrevista ao Diário Popular, o gestor administrativo na época, Mário Luiz Fonseca, apontava a falta de repasses e incentivos como a causa do não pagamento dos salários de servidores, razão pela qual o profissionais estão deixando de comparecer ao trabalho.

Naquela oportunidade, 180 funcionários estavam sem receberem os salários de fevereiro, o pagamento do 13º salário de 2016 e de 2017, assim como as férias. O montante em aberto somados os atrasados de janeiro e de fevereiro - a maioria por parte do Estado, mas também da União - chega a aproximadamente R$ 400 mil. Seria o suficiente para quitar a folha de fevereiro, de cerca de R$ 320 mil, e a terceira de seis parcelas do 13º salário de 2016.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sobe percentual de homens que fazem tarefas domésticas, diz IBGE Anterior

Sobe percentual de homens que fazem tarefas domésticas, diz IBGE

Dia de protestos e bloqueios na BR-392 em Pelotas Próximo

Dia de protestos e bloqueios na BR-392 em Pelotas

Deixe seu comentário