Análises clínicas

Idosa enfrenta problemas com exames cotidianos na rede municipal

Idosa de 83 anos não conseguiu fazer seus exames de rotina na última quinta-feira

Gabriel Huth -

Após consultar na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro, Simões Lopes, dona Janir da Silva, de 83 anos, cumpriu a rotina de todos os anos: aguardou até a data indicada e se dirigiu ao laboratório. Foram 12 horas de jejum para, na última quinta-feira, chegar ao local e receber a informação de que o convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas (SMS) havia sido encerrado e seu exame não poderia ser coletado.

Dona de casa, a filha de dona Janir, Mirta Chaves, 52, diz que nunca houve problemas antes com as análises clínicas feitas anualmente. A partir de consultas na UBS, a idosa era encaminhada para realizar os exames há pelo menos dez anos em diferentes laboratórios, sempre através do Sistema Único de Saúde (SUS) e do posto de saúde do seu bairro. "Se tivessem avisado, não teria problemas", manifesta Mirta. No entanto, com a necessidade de ter acompanhamento constante de seu estado de saúde, dona Janir dizia-se aborrecida com a situação enfrentada por ela por outros pacientes com problemas mais graves.

Por ser idosa, Mirta lembra que cuidados especiais com a mãe precisam ser adotados no caso de jejuar e se preparar para ir até o local, longe da sua casa. Com marcação prévia de um mês, dona Janir faria 12 tipos diferentes de exames. A família chegou a consultar preços para fazer no sistema privado, mas desistiu por q uestões financeiras. "Custaria mais de R$ 800,00 e não tínhamos como pagar", contam.

Problemas com o laboratório
O problema foi enfrentado por outros usuários neste mesmo laboratório, relata a secretária Ana Costa. Em junho deste ano, a SMS realizou uma licitação para conveniar novos estabelecimentos para a realização de exames de análises clínicas. A gestora explica que a pasta se comunicou com todos os laboratórios para que exames fossem marcados até o dia 31 de julho, data final dos antigos convênios. Apenas um deles não respondeu às notificações da secretaria. Este laboratório é justamente onde haviam sido marcadas as análises clínicas de dona Janir.

"A gente chegou a se disponibilizar para ir até o local em questão buscar as requisições e reagendar nos novos laboratórios, mas nunca obtivemos resposta", explica Ana Costa. Outros usuários também teriam feito reclamações nas redes sociais veiculadas à SMS por enfrentar situações semelhantes. Todos os outros laboratórios passaram as informações e dados solicitados pela SMS, garantiu a secretária.

A orientação de Ana Costa para quem passar pela mesma situação é procurar a pasta, na rua Lobo da Costa, 1.764. "Isso não podia acontecer", lamentou a secretária.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Reunião no Lindoia discute funcionamento da UBAI Anterior

Reunião no Lindoia discute funcionamento da UBAI

AGU dá parecer pela estabilidade de gestante em cargo comissionado Próximo

AGU dá parecer pela estabilidade de gestante em cargo comissionado

Deixe seu comentário