Novidade

IFSul inaugura novo espaço no Parque Tecnológico

Estrutura de 70 metros quadrados projetada por alunos e servidores estimulará o empreendedorismo

Carlos Queiroz -

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) inaugurou na segunda-feira (11) seu novo espaço no Pelotas Parque Tecnológico. O local foi construído a partir de projeto de servidores e estudantes e será o berço das incubadoras de todos os campi, buscando estimular o espírito empreendedor e criativo nos alunos.

Com 70 metros quadrados, o local foi construído pelo Departamento de Obras do Instituto a partir de verba inicial de emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB). Na inauguração, o parlamentar destacou o esforço coletivo para colocar em prática a ideia surgida em 2019. Segundo ele, a integração entre setores públicos e privados para fomentar um espaço que será usufruído para fins de pesquisa, educação e empreendedorismo é fundamental. Na mesma linha, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) ressaltou que investimentos que estimulam a produção tecnológica são essenciais para a evolução do município, com geração de oportunidades.

A vice-reitora do IFSul, Veridiana Krolow Bosembecker, celebrou a criação de mais um ambiente que fomenta a pesquisa e o empreendedorismo. “Nos alegra termos esse espaço para nos aproximar da criatividade”, declarou, projetando uma contribuição no desenvolvimento regional. Para o diretor técnico científico, Edgar Matarredonna, o IF sempre fez parte da estrutura do Parque Tecnológico, mesmo sem estar presente fisicamente. Agora, acredita que o local potencializará a integração, destacando o papel da instituição para produzir em diversas áreas, despertando uma visão empreendedora nos alunos.

O espaço
O presidente do Conselho de Administração do Parque Científico e Tecnológico (Tecnosul), Mauro Meirelles Leite, explica que o projeto terá abrangência regional, coordenando o desenvolvimento de incubadoras de todos os 14 campi do IFSul. “É um projeto amplo, que vai articular a rede”, projeta, destacando que o maior de todos os ativos do Parque é justamente essa reunião entre diversas entidades, públicas e privadas. Instituições de educação, como as universidades Católica e Federal de Pelotas, já ocupam áreas no local.

O que são incubadoras?
Uma incubadora auxilia micro e pequenas empresas, assim como startups, com auxílio técnico e gerencial, bem como a formação complementar do empreendedor. Dessa maneira, os novos negócios têm um suporte para iniciar seus projetos e ter mais chance de sucesso. As incubadoras ligadas às instituições de ensino normalmente são formadas por alunos ou ex-alunos. Em Pelotas, a UCPel já possui a Ciemsul, enquanto a UFPel tem a Conectar. O IFSul, que possui 14 campi localizados em 13 municípios, agora incubará todas as suas empresas no Parque Tecnológico.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Município chega a quatro dias sem óbitos por Covid-19 Anterior

Município chega a quatro dias sem óbitos por Covid-19

Projeto arquitetônico da Câmara é finalizado Próximo

Projeto arquitetônico da Câmara é finalizado

Deixe seu comentário