Saúde

Inaugurado novo centro cirúrgico da Beneficência Portuguesa

Com equipamentos de alta tecnologia, o espaço irá proporcionar mais conforto a pacientes e profissionais

Carlos Queiroz -

Foi inaugurado nesta sexta-feira (18), o novo centro cirúrgico da Beneficência Portuguesa. O espaço, com mais de mil metros quadrados de área construída, conta com equipamentos modernos que irão proporcionar mais segurança e conforto a pacientes e profissionais. Uma solenidade foi realizada para marcar a data.

Segundo o presidente do hospital, Francisco Serra, o grande destaque é a alta tecnologia presente no local, que terá capacidade para cirurgias de pequena, média e alta complexidade. O novo centro possui uma sala de recuperação com 14 leitos, salas de apoio técnico e médico, além de seis salas de cirurgia - entre elas, uma híbrida, na qual podem ser realizados procedimentos vasculares menos complexos através do uso de imagem, mas também - em caso de necessidade - uma intervenção mais invasiva, para a qual a sala já estará pronta para ser usada, sem precisar trocar de ambiente.

No espaço que estará disponível 24 horas por dia serão realizadas cirurgias de todas as especialidades, urgência, emergência ou eletivas. Utilizando apenas recursos próprios, o investimento chega a R$ 17 milhões e irá beneficiar pacientes de Pelotas e da Zona Sul, através do Sistema Único de Saúde (SUS), convênio ou particular.

Um marco na área da saúde

Segundo o administrador da Beneficência, Armando Manduca, este é o maior investimento da história da instituição. "Não apenas pelo custo financeiro, mas principalmente pelo legado assistencial que está oferecendo para toda a comunidade. Esse centro cirúrgico foi construído para fazer a diferença em segurança e qualidade do atendimento aos pacientes", comenta.

Por mês são realizados uma média de 620 procedimentos no hospital. Com a nova estrutura, a quantidade de cirurgias pode ser ampliada em até 70%.

Momento de homenagens

Com um ato de reconhecimento, o espaço recebeu o nome do atual presidente e foi batizado de Centro Cirúrgico Comendador Francisco Serra. Emocionado, ele falou sobre a homenagem. "A gente se sente grato, satisfeito pelo reconhecimento de um trabalho que a gente tem", aponta. Serra está na presidência do hospital há 28 anos.

Além dele, outros profissionais e gestores que marcaram a história da Beneficência terão seus nomes dedicados a cada sala de cirurgia e também no espaço de recuperação. São eles José do Amaral Braga Filho, Carlos Karam, Sydney Castagno, Milton Martins Moraes, João Batista Echabe, Jorge Alberto Amaral Isaacsson e Fernando Teixeira Brites.

Já a técnica de enfermagem Zelair Silva da Rosa, terá seu nome destinado para a sala de convivência. A profissional atua na instituição desde 1977.

Solenidade de inauguração

Na noite de sexta-feira, um evento foi realizado para marcar o novo momento do hospital. A cerimônia, que começou às 19h, recebeu profissionais da saúde, trabalhadores da instituição e autoridades locais. Houve o descerramento das placas de homenagem.

Com as obras iniciadas em 2018, o intuito era inaugurar o espaço em 2020, mas devido à pandemia os planos precisaram ser adiados. "Passados todos esses anos em que o sonho continuava. Vendo hoje concluído, eu só posso estar alegre, satisfeito porque as coisas se concretizaram, e grato, seja no aspecto econômico ou no aspecto da equipe, porque ninguém faz nada sozinho", finaliza Serra.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Crianças poderão ser vacinadas sem agendamento prévio em Pelotas Anterior

Crianças poderão ser vacinadas sem agendamento prévio em Pelotas

Produtividade da soja deve cair para menos da metade no Estado Próximo

Produtividade da soja deve cair para menos da metade no Estado

Deixe seu comentário