Solidariedade

Iniciativa de artista promove o incentivo à doação de sangue

Ação realizada por Théo Gomes teve início no dia 14 de janeiro e irá se estender durante o ano todo; quem doar sangue e apresentar o comprovante, ganha uma arte

Foto: Divulgação - DP - Théo Gomes é artista e mora em Pelotas há mais de 10 anos

Por Victoria Meggiato
[email protected]

Durante todo esse ano, quem doar sangue vai ganhar um presente especial. A iniciativa é do artista bageense Théo Gomes, morador de Pelotas, que está doando artes a todas as pessoas que forem até o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), realizarem a doação de sangue e apresentarem o comprovante. A ideia do artista busca incentivar a população a doar sangue em qualquer época do ano, além de servir como uma forma de agradecimento a todos aqueles que são doadores regulares e auxiliam o próximo.

Não é de hoje que Théo Gomes costuma realizar esse tipo de ação. Há cerca de dois anos ele já havia promovido a mesma iniciativa e teve um retorno bastante positivo. Em razão disso, resolveu retomar a ação neste ano. Desde o dia 14 de janeiro quem for ao Hemopel e doar irá ganhar uma arte feita por ele. "Vou estender a ação durante todo ano! Para ganhar a arte, basta a pessoa me enviar o comprovante de doação, válido para doações feitas a partir do dia de lançamento até o fim do ano", explica Gomes.

História de incentivo

Nascido em Bagé, Théo se mudou para Pelotas para cursar faculdade. "Moro em Pelotas há mais de 10 anos, vim para cursar Bacharelado em Artes Visuais na UFPel", conta o artista. Desde então, sua paixão pela arte só aumentou e ele passou a utilizá-la para ajudar as pessoas.

A ideia, de acordo com o artista, surgiu quando soube que os estoques de sangue do Hemopel estavam baixos. Com isso, pensou em uma forma de ajudar e estimular as doações. Nos últimos tempos, Théo não realiza doação de sangue por estar fazendo quimioterapia para tratar um câncer no fígado, descoberto no ano passado. Mesmo com a doença e o tratamento, encontrou uma forma de ajudar como pode.

Sobre a iniciativa, ele explica que já costuma ajudar, além do Hemopel, outras instituições das mais diversas formas, sempre buscando uma conexão com a sua arte. "Além dessa ação, colaboro através da minha arte com os parceiros da ONG Alimentar, dentre outras ações. O retorno é sempre maravilhoso, todos deveriam experimentar essa prática pelo menos uma vez".

Com muita gratidão e felicidade, o artista diz que espera que essa ação possa influenciar novos doadores e retribuir quem já realiza a prática constantemente. "É de uma importância e um ato grandioso, que pode salvar vidas", enfatiza.

Estoques do Hemopel estão baixos

De acordo com a Assistente Social do Hemopel, Catia Schmidt, neste momento, os estoques de sangue no local estão em situação crítica. "Necessitamos de doação de todos os tipos de sangue", afirma. Ela relata que, no início do ano, as doações normalmente já sofrem uma queda em razão das festas de final de ano e férias da população em geral.

Com exceção de situações isoladas, nos meses de calor, as doações caem consideravelmente. "Na segunda o Hemocentro estava super movimentado, mas isso em função de um acidente com uma pessoa aqui da região. Quando existem essas situações onde realmente mobiliza um grupo muito grande, existe esse movimento", diz.

Para Catia, a sociedade precisa ter consciência da importância de procurar o hemocentro não só em momentos de crise, mas sim de uma forma regular. "A gente precisa fidelizar os doadores de forma com que eles entendam que a doação de sangue se faz necessária independente de situações críticas. [..] A maioria das pessoas doa em função de alguma situação que as mobilizou", lamenta.

Atualmente, o Hemopel necessita de todos os tipos de sangue, em especial os negativos, como o A-, B- e O-. "Dentro deste olhar crítico, neste momento, nós estamos necessitando de todos os tipos sanguíneos, mas sempre os RH negativos são aqueles de maior procura e com menor número de doações", explica.

O Hemopel fica aberto de segunda a sexta-feira das 7h30min às 17h30min sem fechar ao meio-dia.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Maioria das casas do loteamento Estrada do Engenho já estão ocupadas Anterior

Maioria das casas do loteamento Estrada do Engenho já estão ocupadas

Contrato para reconstrução de estrada do Pontal da Barra é assinado Próximo

Contrato para reconstrução de estrada do Pontal da Barra é assinado

Deixe seu comentário