Educação

Inscrições para novos alunos na Educação Infantil vão até sexta-feira

Interessados em vagas da rede pública municipal de Pelotas para crianças de zero a três anos devem fazer a inscrição online

Rodrigo Chagas - Ascom - DP - A Smed diz que critério será a ordem de inscrição

Quem tem acesso à Internet já pode fazer as inscrições para alunos novos de Berçário e Maternal nas Escolas de Educação Infantil da Rede Municipal. O período vai até sexta-feira e, conforme a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), a preferência pela vaga será pela ordem de inscrição, segundo o critério usado pela pasta. O cadastro fica disponível a partir das 8h, pelo site cem.pelotas.com.br/matricula_online, até o dia 8 deste mês. Já quem não tem acesso à tecnologia deve procurar a Central de Matrículas.

Ainda conforme a Smed, o critério para seleção será a ordem de inscrição. Em caso de empate, terá preferência a criança que nasceu primeiro. Para os inscritos selecionados será exigido o cartão de vacinas atualizado, conforme calendário nacional de vacinação, a ser apresentado no período de 5 a 8 de fevereiro de 2024. As turmas são divididas de acordo com a idade: no berçário 1, os nascidos a partir de 1º de abril de 2023. Berçário 2, os nascidos entre 1º de abril de 2022 a 31 de março de 2023. Já no Maternal 1, ficam os nascidos entre 1º de abril de 2021 e 31 de abril de 2022. No Maternal 2 são os nascidos entre 1º de abril de 2020 e 31 de março de 2021.

Limitação

A reportagem questionou a Prefeitura sobre as inscrições para quem não tem acesso à Internet ou à tecnologia, quantas vagas serão oferecidas e como foi resolvido o déficit das mesmas no ano passado, mas até o fechamento desta edição não teve retorno. Para o conselheiro tutelar Ronaldo Quadrado, o sistema online utilizado para dinamizar o processo acaba por limitar o acesso de crianças cujos pais e responsáveis têm Internet limitada ou nem isso, como por exemplo, moradores da zona rural de Pelotas. Também é preciso levar em consideração aquelas pessoas que não lidam com a tecnologia e acabam fora da seletiva.

Para Quadrado, o tema é antigo e bastante discutido na Central de Matrícula, pois vem desde o tempo da pandemia, quando as aulas passaram a ser remotas. “Nós estamos falando sobre uma questão pontual. Para a Educação Infantil é preciso acesso universal e faltam vagas. Nós reconhecemos que há limites orçamentários, porém não enxergamos nenhuma medida imediata para solucionar o problema e nem um aparente prazo para tal.”

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