Mundo
Italianos vão às urnas neste domingo em eleições gerais
A eleição dos 630 deputados e 315 senadores começa às 7h; pleito será disputado entre uma coalização de direita, outra de centro-esquerda e o Movimento 5 Estrelas (M5S)
Neste domingo (4), os 46 milhões de italianos irão às urnas para escolher os 630 deputados e 315 senadores, nas eleições gerais para reformular o Parlamento do país. O pleito será disputado entre uma coalização de direita, outra de centro-esquerda e o Movimento 5 Estrelas (M5S), que se apresenta como sem ideologia e antiestablishment.
Os locais de votação abrirão as portas às 7h local (3h, em Brasília) e fecharão às 23h local (19h). Imediatamente depois será iniciada a apuração, começando pelos votos do Senado e depois da Câmara dos Deputados.
Os líderes serão escolhidos a partir de um método misto, chamado de "Rosatellum bis", no qual 36% das cadeiras da Câmara Baixa e Alta serão atribuídas com um sistema majoritário baseado em circunscrições uninominais e os 64% restantes de forma proporcional.
Além disso, estabelece um mínimo de 3% de votos para que os partidos possam entrar para as câmaras e de 10% caso concorram coligados. Os italianos terão amanhã em suas mãos duas cédulas, uma rosa para a Câmara dos Deputados e outra amarela para o Senado.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário