Boletim da Zona Sul

Jaguarão: Município realiza Semana da Pessoa com Deficiência

O objetivo é buscar a inclusão com a abertura de debates pela igualdade de direitos e de oportunidade

Divulgação -

Confira também:
Capão do Leão: Prefeitura promove oficinas no mês da juventude
Rio Grande: Prefeitura inaugura novo espaço para a Central de Regulação de Consultas e Exames do SUS

Com o objetivo de buscar a inclusão abrindo debates pela igualdade de direitos e de oportunidade, a Prefeitura de Jaguarão, através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), realiza até o fim do mês, inúmeras atividades do processo de conscientização.

Na abertura oficial, no Teatro Esperança, teve a apresentação das alunas do curso de libras, oferecido pela SMED, coordenado pelas intérpretes Francine Guerreiro da Silva e Franciele das Neves Gonçalves. O evento contou ainda com palestras “Trajetória de Vida e Inclusão do Cego na Sociedade”, abordada pelo deficiente visual Vladmi Virgílio dos Santos, com mediação do vereador riograndino, Filipe Branco e, a seguir o tema foi “Trajetória de Vida Escolar do Surdo na Escola Pública”, ministrada por Durlan Garcia Galho.

Responsável pela criação da Lei Municipal nº 6.530 do dia 17 de agosto de 2017, o vereador Luiz Veleda, emocionado diz que se sente realizado em poder contribuir para uma causa tão importante, “Tudo que estamos tentando mostrar a sociedade partiu da iniciativa de um grupo que luta muito. Temos instituições que trabalham em prol das pessoas com deficiência e essa semana serve para conscientização e alertar sobre as dificuldades”, explica.

O prefeito Favio Telis ressaltou que o município de Jaguarão está engajado na causa e na valorização das pessoas especiais, “O município de Jaguarão, atualmente possui as salas de Atendimento Educacional Especializado, em seis escolas municipais, EMEF Marcílio Dias, EMEF Dr. Fernando Correa Ribas, EMEF Manoel Pereira Vargas, EMEF Marechal Castelo Branco, EMEF Padre Pagliani e EMEF General Antônio de Sampaio, estamos trabalhando para mostrar que as diferenças têm que ser valorizadas, respeitando as necessidades de cada indivíduo”, diz o prefeito.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rio Grande: Inaugurado o novo espaço da Central de Regulação de Consultas e Exames do SUS Anterior

Rio Grande: Inaugurado o novo espaço da Central de Regulação de Consultas e Exames do SUS

Próximo

Capão do Leão: Prefeitura promove oficinas no mês da juventude

Deixe seu comentário