Mudança
Jornal feito cada vez mais para a comunidade
A partir desta quinta-feira, o Jornal conta com novo editor-chefe: Jarbas Tomaschewski assume o cargo em lugar de Pablo Rodrigues
Paulo Rossi -
Você deve ter percebido logo ao abrir a sua edição. O Diário Popular está diferente. Não em seu compromisso de levar a milhares de leitores as principais notícias do dia. Mas na forma como isso passa a ser feito. A partir desta quinta-feira, o Jornal conta com novo editor-chefe: Jarbas Tomaschewski assume o cargo em lugar de Pablo Rodrigues com o compromisso de continuar fazendo do DP a principal referência em jornalismo de Pelotas e região. E, para isso, mudanças importantes se iniciam para melhorar a sua experiência de leitura.
A transição entre editores não significa a saída de Pablo Rodrigues. Pelo contrário. A partir de agora, estará mais presente nas páginas, com a coluna [magis]+, até então semanal, passando a ser publicada todas as segundas, quartas e sextas. Por uma decisão pessoal indicada à Direção do Jornal, o ex-editor pretende se dedicar mais às análises e opiniões sobre os principais temas da cidade e região, além de desenvolver outros projetos particulares.
Por falar em análises, o DP ganha também um reforço à sua equipe de colunistas: a socióloga e cientista política Elis Radmann, fundadora do Instituto Pesquisas de Opinião (IPO) escreverá todas as terças-feiras sobre política, economia e o comportamento da sociedade.
Para o novo editor-chefe, estas novidades se somam a outras reformulações no conteúdo do Diário Popular que visam reforçar o vínculo de 128 anos do Jornal com Pelotas e a Zona Sul. “Os jornais do interior têm essa importância de se voltar às suas comunidades. O que o Diário mostra não se vê em outros veículos e queremos que o leitor se enxergue cada vez mais em nossas páginas”, destaca Tomaschewski.
Dentre as novidades já perceptíveis desde esta quinta está o retorno de um espaço exclusivo à cobertura do agronegócio. Todas as quintas e domingos a editoria trará notícias e informações sobre agricultura e pecuária, atividades relevantes para a economia regional e que interferem na vida de milhares de trabalhadores e consumidores. Em ano de Copa do Mundo e de Eleição, o DP projeta ainda outras novidades para os próximos meses.
Fonte segura no papel e na web
Em tempos em que boatos e notícias falsas ganham espaço e confundem o público, o novo editor-chefe reforça o comprometimento do Diário Popular em ser uma fonte confiável e segura. “Mais do que nunca, o momento de indefinições de valores éticos, de dúvidas na economia e na política exige do jornalismo seriedade para colaborar com o crescimento social. Nosso Jornal sempre foi uma referência neste sentido e continuará sendo”, diz.
Com a mudança na gestão, a jornalista Débora Borba assume a função de coordenadora de redação, até então atribuída ao novo editor. Juntos, os dois iniciam o que consideram a terceira fase do processo de integração entre impresso e internet, numa única equipe de trabalho.
QUEM É O NOVO EDITOR
Jarbas Tomaschewski é natural de Itaqui e tem 46 anos. Morador de Pelotas desde os 15 anos, formou-se em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em 1994. Construiu toda a carreira no Diário Popular.
Iniciou como repórter e após cinco anos foi o primeiro coordenador de produção. Comandou a extinta sucursal do Jornal em Rio Grande e atualmente era o responsável por conduzir o trabalho da Redação.
Entre os principais trabalhos realizados em 24 anos de jornalismo estão a elaboração e a execução do projeto que levou o DP a acompanhar durante 17 dias a 19ª Operação Antártica da Marinha Brasileira. Também fez parte do grupo de jornalistas gaúchos que esteve na Finlândia em 2008 para conhecer a indústria de celulose do país, que pretendia se expandir para a Zona Sul.
Foi segundo lugar no Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo em 2010 com a reportagem sobre a redescoberta dos quilombolas na região de Pelotas. Em 2012 conquistou o Prêmio Estadual e Nacional Sebrae com a série O legado do Mar de Dentro, que retratou o resgate do trabalho de artesanato nas cidades da Metade Sul.
Durante este período de jornalismo, escreveu uma série de textos sobre os desafios de ser pai, o que resultou no livro De A a Z - Manual de sobrevivência paterna. Também assinou colunas sobre cotidiano que são a base de um novo livro que deverá ser finalizado em 2018.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário