Coronavírus

Laboratório de Pelotas é referência para exames de Covid-19

População da Zona Sul do Estado poderá realizar o teste de PCR sem a necessidade da contraprova do Lacen

Carlos Queiroz -

O Laboratório Antonello de Pelotas é o primeiro na Zona Sul do Estado a realizar exames de PCR (que aponta se a pessoa está com o novo coronavírus) sem a necessidade de uma contraprova pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS). A validação, ocorrida na última quarta (29), partiu da concordância de resultados da primeira amostra positiva detectada pelo teste realizado na cidade e não enviado para laboratório de apoio. O exame é feito no local desde março ao custo de R$ 290,00.

O diretor do Antonello, doutor em Clínica Médica Rodrigo Proto Siqueira, ressalta que a grande importância está em desafogar o sistema de saúde do Estado. "Assim podermos liberar os resultados para o munícipio sem a necessidade de contraprova do Lacen. Além disso, é uma forma de contribuirmos para a identificação dos casos positivos de maneira mais rápida para o diagnóstico", aponta o médico, que tem pós-doutorado em Hematologia pela Universidade de São Paulo e pela Queen Mary University, de Londres.

Estrutura

O Laboratório Antonello tem capacidade para processar até 50 testes por dia na área técnica de Pelotas e outros 150 na área técnica de Novo Hamburgo. Dependendo dos dias em que o teste é realizado, os resultados são liberados dentro das 24 horas da coleta, ou em até 48 horas. A partir de então, os resultados de PCR positivos para Covid-19 são de notificação compulsória e o comunicado é feita para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pelotas. "Além disso, enviamos ainda um relatório com os resultados reagentes e não-reagentes para os testes de anticorpos (IgG e IgM) para Covid-19, com o objetivo de contribuir com o monitoramento epidemiológico de pessoas que tiveram contato e desenvolveram anticorpos", explica Siqueira.

Quase tudo on-line

Por motivos de segurança e para a manutenção do isolamento de casos suspeitos, a coleta é realizada pela unidade Drive-thru, localizada no laboratório da avenida Bento Gonçalves, atrás do posto de combustíveis, na rótula do Big. Já o agendamento, cadastro, coleta domiciliar e os pagamentos, podem ser feitos via WhatsApp, com apoio do número (53) 99971-0977 . "Toda a equipe está preparada e segue todas as normas de biossegurança para garantir o bem estar de clientes e profissionais envolvidos", destaca o diretor. Ele enfatiza ainda que o paciente sintomático de coronavírus deve entrar em contato com o laboratório para combinar o procedimento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3225-8277.

Confiança

Siqueira foi assessor científico do Grupo Fleury e participou de importantes projetos, como o desenvolvedor do primeiro teste molecular para H1N1 da América Latina (caso destaque na ANPEI 2010), além de outros 12 testes moleculares desenvolvidos, validados e entregues na rotina diagnóstica. Com isso, em 2013, resolveu implementar o laboratório de biologia molecular no Antonello, como uma proposta de inovação para a cidade. Foi o primeiro laboratório particular da região a ter a capacidade de operacionalizar exames de genética. Nessa trajetória, o laboratório já desenvolveu o ensaio para a detecção de Streptococcus agalactiae por PCR, tendo sido o projeto publicado em revista internacional com base na Alemanha, e gerou dados para a defesa de uma tese de mestrado em análise de polimorfismos em pacientes com HCV.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caixa amplia horário de todas as agências a partir de segunda Anterior

Caixa amplia horário de todas as agências a partir de segunda

Brasil ultrapassa os mais de 100 mil casos de coronavírus Próximo

Brasil ultrapassa os mais de 100 mil casos de coronavírus

Deixe seu comentário