Feira

Lançada a Fenadoce 2019

Evento na Bibliotheca Pública Pelotense reuniu autoridades para a abertura oficial do evento símbolo de Pelotas

Jô Folha -

Está lançada oficialmente a Fenadoce 2019. Com o tema Patrimônio nosso, esta é a 27ª edição do evento, que se tornou um símbolo de Pelotas no Brasil e já em outros países. O lançamento oficial ocorreu em evento na noite desta quinta-feira (23), na Bibliotheca Pública Pelotense, onde foram apresentadas as novidades e alguns detalhes da programação. A Fenadoce ocorre entre os dias 5 a 23 junho, no Centro de Eventos de Pelotas.

O tema desta edição recorre ao reconhecimento dado a Pelotas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) à tradição doceira e ao conjunto histórico de Pelotas como patrimônio cultural do Brasil. Um dos focos desta Fenadoce será justamente o de valorizar, preservar e divulgar o patrimônio cultural da cidade.

"A comissão tem um grande talento de se reinventar, criar novidades, oportunidades na Fenadoce. Neste ano, é a valorização do nosso patrimônio, reconhecido em todo o país. É um evento muito importante, gira toda a economia da cidade, gera emprego, renda e divulga nossas potencialidades", disse a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). Outro destaque deste ano é a conexão criada com a inovação, a tecnologia, o que mostra, opinou Paula, uma cidade histórica "conectada com a contemporaneidade".

Neste ano, a Feira é representada pela rainha Kaiana Spiering e as princesas Carolina Ávila Gotthilf e Kathlen Iandra Silva Prestes. Integrante da direção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ênio Ferreira também tratou da renovação da Feira para este ano. "A dificuldade faz a gente se reinventar, inovar. Nesta edição não foi diferente", manifestou.

Tecnologia, arte e história
Criado pela Ânima Cultural, a área cultural será dividida entre artes visuais e artes cênicas com música. As atividades cênicas serão desenvolvidas pelo artista Leandro Selister, que pretende apresentar uma Fenadoce com imagens, ilustrações e desenhos do Conjunto Histórico. Serão sete setores: quatro praças, um parque, a Chácara da Baronesa e a Charqueada São João.

"Ter a oportunidade de voltar e mostrar o meu olhar sobre a cidade parece que eu estou vivendo um sonho", dizia o artista Leandro Selister. Nascido em Vacaria, o artista se criou em Pelotas e hoje reside em Porto Alegre. Em 2017, Leandro desenhou o patrimônio de Pelotas num trabalho chamado Leve sua cidade, com suas ilustrações impressas em postais e uma exposição no Mercado Central.

Nas artes cênicas, o principal atrativo deve ser o palco Espaço Arte do Doce, com apresentações de músicos, bailarinos e atores, com foco na cultura e tradição de Pelotas, que vai do sal do charque ao açúcar dos doces.

Uma das principais novidades na área tecnológica está relacionada ao aplicativo de celular Turismo Virtual em Pelotas. A Fenadoce estará incluída no app através da tecnologia de realidade aumentada. Aos visitantes, será possível acessar fotografias, vídeos e elementos visuais de ambientação da Feira relacionados com a história da cidade, além de conteúdos exclusivos sobre o evento.

Gincana Cultural
Também estão abertas até o início de junho as inscrições para a Gincana Cultural da Fenadoce 2019. A atividade é voltada às escolas da cidade e tem, como tema, Pelotas - Patrimônio cultural brasileiro, também relacionado ao reconhecimento do Iphan. As escolas deverão desenvolver projetos culturais divididos nas categorias Desenho temático, Redação e Decoração. As inscrições podem ser feitas na CDL Pelotas (rua Félix da Cunha, 765), até o dia 5 de junho. Mais informações podem ser obtidas pelo 3271-0002. O regulamento está disponível no site da Fenadoce.

Ciclo de Negócios
Outra novidade será o Ciclo de Negócios, que irá debater temas ligados ao empreendedorismo, com palestras, debates e rodadas de negócios. Comercializados ainda em janeiro deste ano, todos os estandes foram preenchidos.

Última edição
No ano passado, passaram pela Feira cerca de 240 mil visitantes. Ao todo, foi comercializado mais de 1,4 milhão de doces.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Um dia sem tabaco para conscientizar sobre doenças pulmonares Anterior

Um dia sem tabaco para conscientizar sobre doenças pulmonares

STF tem maioria a favor da criminalização da homofobia Próximo

STF tem maioria a favor da criminalização da homofobia

Deixe seu comentário