Programação

Lançada em Pelotas a Semana da Mulher 2018

Com discursos positivos, autoridades comemoraram o fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

Gabriel Huth -

Com a leitura da poesia vencedora da Feira do Livro do Cassino, Mulher, da professora Maria Teresa Alves, foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira (6), a Semana da Mulher 2018 de Pelotas. O cerimonial teve como cenário o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Dunas, local que acolherá a comunidade em diferentes atividades, assim que estiver concluído.

A edição atual teve como diferencial o discurso positivo das autoridades, principalmente no fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. "Não há mais tempo para críticas, mas sim para ações", disse a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Luciana Custódia. Para ela: "a mesma mulher que abraça é a que não tem trava na língua. Que ainda luta pela saúde, pela educação e contra a violência. Por isso temos que comemorar as conquistas, sabendo o quanto ainda podemos fazer por essas mulheres".

Na sala decorada com cartazes e camisetas de ONGs e para uma plateia formada por assistentes sociais, conselheiras, lideres comunitárias e pequenos alunos da Escola Infantil Paulo Freire, a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), delegada Maria Angélica Gentilini, falou sobre a importância da atuação de todos os órgãos e grupos de apoios na desconstrução de conceitos. "Usem o 180 ou o 197. Denunciem." Na mesma linha de pensamento, a vereadora Daiane Dias (PSB) identificou-se com perfil da mulher atual com duas ou três jornadas de trabalho e convidou a comunidade local a participar da audiência pública do dia 8 - Dia Internacional da Mulher - na Câmara de Vereadores.

A apresentação de uma paródia para a canção popular: O cravo bateu na rosa/ escondido dentro de casa/ o cravo cometeu delito e a rosa não ficou calada/ emocionou algumas das presentes. A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) disse que diante dessa realidade, não há mais como ficar indiferente. "Eu faço um chamamento e não um convite para que denuncie a violência contra a mulher. Precisamos evoluir e buscar a cultura da paz".

No encerramento, o secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, anunciou o lançamento de um edital de contratação de oficineiros a ministrarem cursos nos CRAS e CREAS na intenção de preparar, principalmente as mulheres, para o mercado de trabalho. Às 18h, haverá uma roda de conversa como o tema: "Qual feminismo? Um só? Todo!".

Nesta quarta-feira, a partir das 10h terá uma palestra sobre "Assédio nas Relações". Será no colégio Cassiano do Nascimento. Às 13h30min tem tarde de campo com ida ao Grupelli e às 18h Painel da Lei 11.340/06 - Aspectos controvertidos da Maria da Penha, no Museu do Doce. Confira a programação completa no site da prefeitura.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Espera por mamografia foi solucionada, diz SMS Anterior

Espera por mamografia foi solucionada, diz SMS

Próximo

Cerrito tem carnaval fora de época

Deixe seu comentário