Comemoração
Laranjal completa 70 anos nesta segunda-feira
No aniversário oficial, moradores exaltam a evolução do balneário
Jô Folha -
Por Gabriela Borges
[email protected]
A mistura de praia, campo e cidade, a 20 minutos do Centro, é um dos grandes atrativos do Laranjal, bairro que encanta pelotenses e visitantes, e completa 70 anos nesta segunda-feira (31). Essa será a primeira vez em que o aniversário será comemorado em uma data fixa. A oficialização, em lei, ocorreu em outubro de 2021, após proposta da vereadora Marisa Schwarzer (PSB).
A escolha por 31 de janeiro se deu porque na mesma data, em 1952, foi inaugurado o loteamento do balneário Santo Antônio, fato que possibilitou o acesso da comunidade às águas da Lagoa dos Patos. Antes, o local era uma estância rural, e a família que ali residia tinha entre suas principais atividades econômicas a venda de laranjas, o que acabou dando o nome ao bairro.
Além do Santo Antônio, o Laranjal integra os balneários dos Prazeres, Valverde e Novo Valverde, e a Colônia de Pescadores Z-3. São cerca de 45 mil pessoas - dos 343 mil habitantes de Pelotas - que moram por ali, e o movimento é intensificado na temporada de verão, com a chegada de turistas.
Décadas de paixão pelo Laranjal
Exemplo da forte relação com o espaço é a história da jornalista e publicitária Maria Cecília Xavier Cruz, que viveu os seus 45 anos de vida no Laranjal e celebra o seu aniversário junto com o bairro. “Fiquei feliz demais com a escolha do aniversário do bairro ser, justamente, no mesmo dia do meu aniversário - 31 de janeiro. Para mim, não poderia ser mais significativo”, diz.
Ela conta que sua família “tem grandes laços de amor” pelo local e que, mesmo viajando e conhecendo outras belas praias, seu coração é do balneário pelotense. “É no Laranjal, na beira da praia, com uma boa leitura e o pé na lagoa que faço os grandes planos da minha vida e projetamos nossos grandes sonhos em família”, aponta. “Nesse nosso ‘pequeno paraíso’ eu cresci, amei a minha família, casei, criei o meu filho, fiz grandes e melhores amigos e vivo a minha fé”, conta, emocionada.
Outra apaixonada pelo Laranjal é Isaura Luiz, 58, que é empresária e mora na praia há 25 anos. Ela conta que a sua principal motivação para permanecer é a qualidade de vida. “Há cinco anos optei por trabalhar somente online para aproveitar mais esse paraíso”. Conquistada pela beleza e tranquilidade do balneário, Isaura costuma fazer caminhadas ao amanhecer e tomar chimarrão na beira da praia.
A moradora relata que, em invernos anteriores, passou por sua cabeça abandonar o local, motivada pelo estado precário que ficava a sua antiga rua, de chão batido. Mas por gostar tanto de morar ali, logo encontrou uma solução: acabou trocando apenas de casa, dessa vez para uma rua asfaltada. “Não penso em sair daqui, não. Tenho amigos, filho, nora e neta que também moram no Laranjal. Tenho tudo aqui”, afirma a empresária.
Residente mais antiga, Maria Cecília lembra que a área foi se transformando ao longo do tempo. “Vivenciei muitas evoluções. Antes tínhamos uma vocação totalmente rural e, agora, com a evolução da cidade, percebemos a vocação turística do bairro”, aponta. Como perspectiva para o futuro, ela diz sonhar que o Laranjal “tenha um futuro digno, com a preservação da natureza e bom uso, valorização e cuidado de todos que o frequentam”.
A jornalista diz que vê muitas reclamações sobre a estrutura e entende que, com o crescimento populacional e a procura pelo bairro, isso seja sempre revisto, mas sugere que as pessoas valorizem mais a área como ela é. “Quem sabe a gente passa a cuidar e valorizar mais o que já se tem e já se conquistou?”, questiona, alertando que à medida em que cresce o turismo, é preciso mais consciência e cuidado.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário