Colônia
Licitação do transporte rural será lançada em dez dias
Previsão é de que o novo serviço, com tarifa mais barata e novos itinerários, entre em funcionamento em setembro
Gabriel Huth -
Já tem prazo para que os 40 mil usuários mensais do transporte coletivo rural contem com novos ônibus à disposição e, principalmente, passem a pagar passagens mais baratas. A prefeitura planeja lançar no dia 9 de janeiro o edital de concorrência pública para seleção da empresa ou consórcio que será contratada pelos próximos 15 anos, podendo renovar por até mais dez. Se tudo correr dentro do programado, em fevereiro a concessionária será conhecida e em setembro o serviço estará em funcionamento.
Dentre os principais itens que farão parte do novo acordo estão reivindicações antigas dos moradores das colônias de Pelotas: a redução do valor da tarifa, a oferta de novos itinerários e a inclusão de mais horários, inclusive aos finais de semana. Alterações no sistema que fazem parte do que a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) classifica como solução para o transporte rural. Em setembro, a prefeitura já havia anunciado mudanças em três linhas rurais (Colônia Z-3, Retiro e Posto Branco) que passaram a integrar o sistema urbano. Com isso, o preço da passagem caiu de cerca de R$ 5,00 para os atuais R$ 3,35.
A partir da nova concessão do transporte, também os moradores das demais localidades rurais passarão a pagar o mesmo valor cobrado dos usuários da zona urbana. É o caso de Claudiomar Gouvêa, 29, e Cíntia Santos, 24. Residente no Rincão da Cruz, 8º Distrito, o casal gasta boa parte da renda mensal de pouco mais de R$ 1 mil em passagens. "A gente vem juntos à cidade uma vez por mês e isso dá R$ 64,00 de ida e volta. E ela ainda vem outras vezes sozinha para comprar alguma coisa, alguma consulta médica. São mais de R$ 100,00 só de ônibus", conta Gouvêa. Com a mesma tarifa urbana, o peso do transporte no orçamento familiar deve cair em até 80%.
Para o secretário de Transportes e Trânsito (STT), Flavio Al Alam, outro ponto positivo é o maior controle que o município terá sobre o serviço prestado através do monitoramento dos veículos. "Haverá bilhetagem eletrônica, GPS e três câmeras de vídeo por veículo. A prefeitura terá total controle do sistema, o que hoje não existe", destaca. O número de ônibus circulando na zona rural será mantido, porém muitos deles devem ser substituídos por novos que atendam as exigências do edital. "Eles precisam obedecer a uma idade máxima. Todos terão banheiro, são ônibus rodoviários, com idades compatíveis para este tipo de veículo que tem uma característica diferente dos urbanos", adianta.
Com a implantação de bilhetagem eletrônica, abre-se a possibilidade de integração tarifária entre os sistemas rural e urbano. No entanto, a prefeitura descarta essa possibilidade no primeiro ano do novo contrato. O objetivo é monitorar mensalmente a demanda e estudar a possibilidade de uma passagem dar direito a dois ônibus (um rural e um urbano) no futuro.
Novos itinerários e horários
Antes de definir o que será cobrado da empresa ou consórcio que terá a concessão, três audiências públicas foram promovidas entre o final de outubro e a primeira semana de novembro no Cerrito Alegre (3º Distrito), Quilombo (7º Distrito) e Monte Bonito (9º Distrito). A partir das sugestões recebidas e de demandas antigas dos moradores, a prefeitura optou por reativar alguns itinerários.
Um deles é o do Passo do Pilão, no Monte Bonito, extinto há dois anos. A ideia é que se crie uma linha específica para a localidade, que conta com uma escola estadual de Ensino Médio (Marechal Cândido Rondon). Há também a intenção de atender diariamente ao Passo da Micaela. Atualmente a região tem como alternativa uma linha intermunicipal que cruza a localidade três vezes por semana.
Horários alternativos aos finais de semana também farão parte das novidades. Conforme a STT, pelo menos uma viagem de ida e volta será disponibilizada aos sábados e domingos, já que a maioria das colônias não contam com esse serviço. Durante a semana, mudanças também podem ocorrer. "Após a licitação faremos os ajustes necessários da mesma forma que estamos fazendo na cidade", explica Al Alam.
O que muda:
Preço: R$ 3,35, o mesmo do transporte urbano. Atualmente, uma passagem rural custa entre R$ 8,00 e R$ 18,00.
Veículos: Toda a frota deverá ser padronizada, sendo que a parte mais antiga dos 16 ônibus (14 rodando e dois reservas) deve ser substituída. Todos deverão contar com bilhetagem eletrônica, GPS e três câmeras de monitoramento.
Horários: Atendimento de pelo menos uma viagem de ida e volta aos sábados e domingos e ajustes nos horários conforme a demanda.
Linhas: Novas linhas serão implantadas para atender localidades desatendidas. A prefeitura afirma que todas serão definidas e conhecidas após a licitação.
Quando: O edital será lançado dia 9 de janeiro, com abertura dos envelopes em 9 de fevereiro. Após proclamado o vencedor, o prazo para início do serviço é de seis meses. A prefeitura projeta para setembro.
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