Ligações de esgoto

Ligações de esgoto ainda são lentas no Laranjal

Dos 213 imóveis notificados pelo Sanep, 67 nada fizeram

Gabriel Huth -

Em novembro deste ano, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) retomou o programa para ligações de esgoto no Laranjal e 213 imóveis, localizados nas ruas atendidas pela rede, foram notificados pela Divisão de Fiscalização. Após o comunicado, foi dado aos responsáveis o prazo de 90 dias para as alterações. Cerca de dois meses após as notificações, apenas 26 residências - pouco mais de 10% - fizeram as adequações internas solicitadas, enquanto 120 estão em processo.

Os imóveis em questão ficam nas proximidades das avenidas Senador Joaquim Augusto Assumpção e Espírito Santo, e das ruas Caçapava do Sul e Morro Redondo. De acordo com o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, 26 já realizaram a ligação residencial, o que corresponde a 12% - já 120 estão realizando as adequações e ainda precisam finalizar o processo. Porém, 67 proprietários, mesmo depois de notificados, nada fizeram. "Sequer entraram em contato com o Sanep", afirma Garcia.

Passado o período de 90 dias será cobrada a tarifa de esgoto, conforme prevê a lei. No caso do bairro, o valor será de 80% da tarifa de água. Garcia ressalta a importância do projeto e da cooperação de todos os moradores. A ação reflete diretamente na preservação do meio ambiente, já que os resíduos são tratados antes de voltar para o canal São Gonçalo. Além disso, há uma relação com a balneabilidade no Laranjal. Dados atuais da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) mostram que dos dez pontos avaliados - entre Colônia de Pescadores Z-3 e Pontal da Barra - apenas dois estão em condições de receber os banhistas, no Totó e no Balneário Santo Antônio.

Relembre
Em 2006, a Prefeitura de Pelotas concluiu a primeira etapa da construção das redes de esgoto do Laranjal e, em 2007, da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Já em 2011, as obras referentes à segunda etapa do projeto foram abandonadas pelas empresas vencedoras da licitação e o processo foi interrompido.

Em agosto deste ano, as equipes do Sanep passaram a verificar possíveis irregularidades nas redes de esgoto em diversos trechos do bairro. Foi realizada uma limpeza da área, com jateamento e novas conexões para que as ligações na Estação de Tratamento pudessem ser feitas. Os ajustes internos nos imóveis são o próximo passo para dar continuidade aos trabalhos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Greve nos transportes continua Anterior

Greve nos transportes continua

Corrida de São Silvestre reunirá 30 mil participantes em São Paulo Próximo

Corrida de São Silvestre reunirá 30 mil participantes em São Paulo

Deixe seu comentário