Ligações de esgoto
Ligações de esgoto ainda são lentas no Laranjal
Dos 213 imóveis notificados pelo Sanep, 67 nada fizeram
Gabriel Huth -
Em novembro deste ano, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) retomou o programa para ligações de esgoto no Laranjal e 213 imóveis, localizados nas ruas atendidas pela rede, foram notificados pela Divisão de Fiscalização. Após o comunicado, foi dado aos responsáveis o prazo de 90 dias para as alterações. Cerca de dois meses após as notificações, apenas 26 residências - pouco mais de 10% - fizeram as adequações internas solicitadas, enquanto 120 estão em processo.
Os imóveis em questão ficam nas proximidades das avenidas Senador Joaquim Augusto Assumpção e Espírito Santo, e das ruas Caçapava do Sul e Morro Redondo. De acordo com o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, 26 já realizaram a ligação residencial, o que corresponde a 12% - já 120 estão realizando as adequações e ainda precisam finalizar o processo. Porém, 67 proprietários, mesmo depois de notificados, nada fizeram. "Sequer entraram em contato com o Sanep", afirma Garcia.
Passado o período de 90 dias será cobrada a tarifa de esgoto, conforme prevê a lei. No caso do bairro, o valor será de 80% da tarifa de água. Garcia ressalta a importância do projeto e da cooperação de todos os moradores. A ação reflete diretamente na preservação do meio ambiente, já que os resíduos são tratados antes de voltar para o canal São Gonçalo. Além disso, há uma relação com a balneabilidade no Laranjal. Dados atuais da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) mostram que dos dez pontos avaliados - entre Colônia de Pescadores Z-3 e Pontal da Barra - apenas dois estão em condições de receber os banhistas, no Totó e no Balneário Santo Antônio.
Relembre
Em 2006, a Prefeitura de Pelotas concluiu a primeira etapa da construção das redes de esgoto do Laranjal e, em 2007, da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Já em 2011, as obras referentes à segunda etapa do projeto foram abandonadas pelas empresas vencedoras da licitação e o processo foi interrompido.
Em agosto deste ano, as equipes do Sanep passaram a verificar possíveis irregularidades nas redes de esgoto em diversos trechos do bairro. Foi realizada uma limpeza da área, com jateamento e novas conexões para que as ligações na Estação de Tratamento pudessem ser feitas. Os ajustes internos nos imóveis são o próximo passo para dar continuidade aos trabalhos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário