Pontal
Lixo hospitalar é encontrado em rua do Laranjal
Material foi depositado nas margens da rua Paulo de Souza Lobo
Jô Folha -
Uma série de materiais de laboratório para coletar e transportar sangue foram encontrados na tarde desta quinta-feira (10) no Laranjal, em Pelotas. Os resíduos estavam na lateral da rua Paulo de Souza Lobo, próximo ao Pontal da Barra. O local é tradicional ponto de descarte irregular de resíduos de todos os tipos, como restos de móveis, garrafas, restos de construção e lixo domiciliar. O Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, responsável pelo recolhimento de lixo no município, já foi notificado e material deve ser recolhido.
No local, próximo à área de preservação do Pontal da Barra, era possível identificar tubos laboratoriais de sangue, livros sobre medicina ainda embalados, além de envelopes identificados de um laboratório de exames com sede em Minas Gerais. Mesmo vazios, o material é perigoso pela contaminação que pode gerar, comentou a responsável interina pelo departamento, Margarida Araújo.
É de responsabilidade do Sanep o recolhimento de lixo em todo o município, inclusive resíduos hospitalares, como é o caso. Essa coleta é feita em cerca de 70 pontos da cidade. A empresa responsável sempre busca, em meio ao material, indícios que podem identificar o autor do crime ambiental para tomar medidas judiciais.
"A gente orienta os moradores a tirarem fotos, filmar para depois denunciar na Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) ou para a Patram", indica Margarida. Outra orientação dada pelo departamento é para que moradores não mexam no resíduo, pois pode estar contaminado e transmitir doenças.
No entanto, normalmente o Sanep tem dificuldade para identificar os autores, que normalmente não deixam rastros. Uma das possibilidade levantadas pelo departamento são clínicas e laboratórios que, apesar de serem responsáveis pelos resíduos, optam pelo descarte irregular em função de gastos com destinação final.
"É um crime"
Após um passeio com a neta na orla do Laranjal, Selma Peter, 71, caminhava pela via a caminho de casa quando encontrou o lixo na beira da rua. "É um crime o que fazem aqui. Este aí ainda é pior, porque pode contaminar. É muita falta de consciência", disse.
Legislação municipal
Pelo Código de Postura de Pelotas, aprovado em 2011 pela Câmara de Vereadores, é proibido lançar, em vias públicas, resíduos de qualquer natureza, sob pena de multa de R$ 558,55.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário