Não agradou

Local da vacinação de crianças gera críticas

Pais de menores alegam que o local escolhido pela prefeitura é distante de outros bairros da cidade

Após a longa espera para que crianças de cinco a 11 anos recebam a vacina contra a Covid-19, o sentimento agora entre alguns dos pais é de angústia em relação ao local escolhido para a imunização em Pelotas. O único ponto escolhido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para a aplicação das doses foi a Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, localizada na Zona Leste da cidade. Com isso, moradores de outras regiões estão se sentindo prejudicados.

É o caso da professora Márcia Monhsam, 37, que mora no bairro Santa Terezinha, Zona Norte. Mãe de um menino de 11 anos e de uma menina de sete, ela conta que levaria em torno de 20 minutos para chegar até a Ubai. Isso caso o marido conseguisse levá-la ou chamasse um carro por aplicativo. Se a opção for pelo transporte público a demora seria maior, pois precisaria de dois ônibus. "A vacina deveria ser distribuída por bairros, pois sabemos que muitas famílias não têm condições para o transporte. Este local precisa ser repensado pela prefeitura", argumenta. Para Márcia, o ponto definido não foi o mais adequado. "Eu achei muito complicado não só pelo local, mas pelo espaço físico. Se o recomendado é o distanciamento, seria muito mais correto um local amplo e arejado."

Quem também não ficou satisfeita com a escolha foi Tuane Dias, 33. Mãe de um menino de 11 anos, ela também defende que a vacinação deveria ser levada a outros locais, possibilitando a divisão do público e deixando mais acessível. "Era para ser em outros postos de saúde ou em um local mais central como o Centro de Especialidades, porque fica ruim para quem mora longe. Eu moro nas Três Vendas e vou ter que ir lá no Navegantes", reclama. Tuane ainda diz que em sua casa todos estão vacinados, só falta o filho. "Estou apreensiva, neste momento estou gestante e ele como não fez nenhuma [dose da vacina] corre bastante risco", comenta.

Moradora do Sítio Floresta, Karina Cunha, 23, conta que levaria mais de uma hora para levar sua filha de cinco anos até o ponto de vacinação. "Para mim fica muito ruim, fora de caminho pois preciso pegar dois ônibus. Tem mães que trabalham durante a semana. No meu caso, só posso ir no final de semana. Um absurdo, se fosse no Centro seria melhor", lamenta a repositora, afirmando que, apesar disso, levará a filha até a Ubai.

SMS considera local adequado

De acordo com a secretária de Saúde Roberta Paganini, levando em consideração exigências técnicas e necessidades previstas, a Ubai Navegantes é a mais adequada para a vacinação e por isso foi escolhida. A gestora explica que o prédio contará com decoração lúdica, televisão exibindo programas e desenhos infantis e parte do mobiliário será levado para a área externa para que as crianças também possam ficar no pátio. "Estamos providenciando que o local seja o mais acolhedor possível, para que os pequenos se sintam confortáveis", pontua.

No entanto, a titular da pasta não descarta que outros pontos venham a ser usados na vacinação de crianças. Segundo ela, o processo terá início na Ubai, mas se for percebida a necessidade ou houverem prédios com as mesmas características que possam ser utilizados, será feita a ampliação. "Sabemos que existem alguns desafios que precisam ser vencidos nesse processo de vacinação das crianças, mas estamos atentos para tomar as medidas necessárias."

Em Pelotas, a projeção da SMS é que existam 34 mil crianças na faixa etária que será atendida pela campanha, que ainda não tem data de início confirmada. Na madrugada de ontem chegou ao Brasil o primeiro lote de vacinas da Pfizer destinadas a crianças de cinco a 11 anos. Nessa remessa, foram encaminhadas 1,2 milhão de doses das 4,3 milhões previstas para este mês. No Rio Grande do Sul, a expectativa é que a vacinação comece no dia 19 de janeiro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Reforço da Janssen está disponível para mais pessoas em Pelotas Anterior

Reforço da Janssen está disponível para mais pessoas em Pelotas

Gabinete de Crise discute evolução da pandemia Próximo

Gabinete de Crise discute evolução da pandemia

Deixe seu comentário