Fenômeno
Luminosidade no céu chama a atenção
Reentrada de satélite espião lançado há quase 40 anos é flagrada no Sul do país e em locais do Uruguai
Na noite da última segunda-feira, uma luminosidade no céu chamou a atenção de moradores de diversos bairros de Pelotas e de outras cidades da região. As imagens do momento exato em que o objeto cruza a terra repercutiram nas redes sociais pela beleza do fenômeno e também pelas dúvidas a respeito do que se tratava.
De acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), trata-se de um satélite espião soviético que estava em órbita há 39 anos e reentrou na atmosfera sobre o Sul do país. O fenômeno foi visto nos céus do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e ainda em alguns pontos do Uruguai.
Lançado no dia 20 de janeiro de 1983, em um foguete Vostok-2M, a partir do Cosmódromo de Plesetsk, na antiga União Soviética, o Cosmos 1437 estava se deteriorando há algum tempo e sua reentrada já estava prevista para o dia 3 de janeiro deste ano. Tanto o horário, quanto a trajetória e as características da bola de fogo avistada, são compatíveis com o objeto.
Ainda segundo a organização, o satélite não apresentou nenhum risco para a população, pois grande parte do seu material evaporou durante a passagem na atmosfera. Apenas as peças mais maciças e resistentes são capazes de suportar o calor, mas estas provavelmente tiveram como destino o oceano.
Clarão chamou a atenção
O professor Rafael Carvalho, 35, e seu irmão estavam sentados na frente de casa, por volta das 21h, quando enxergaram a luz. Morador do Centro, ele conta que o fenômeno teve duração de no máximo um minuto e meio. "Quando se aproximou mais da linha do horizonte, a sua cauda criou um tom avermelhado, como se tivesse entrado em combustão. Depois de alguns segundos desapareceu por completo", explica.
Quem também também observou a luminosidade foi o estudante Marcello Feldmann, 20, que ao olhar para o céu percebeu que algo parecido com uma bola de fogo estava caindo. Ele conta que, conforme o objetivo se locomovia, era possível perceber a presença de uma cauda. "Não foi tão rápido, demorou um pouco. Parece que estava muito perto. Na hora fiquei um pouco assustado, pois nunca tinha visto uma coisa daquelas. Era muito lindo, pois tinha luminosidade alta", relata o morador do bairro Três Vendas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário