Espetáculo
Madrugada será de chuva de meteoros
Fenômeno que iniciou na tarde de domingo atingirá seu ápice por volta das 2h desta segunda
A madrugada desta segunda (13) reserva um espetáculo para admiradores de astronomia. Uma das chuvas de meteoros mais populares do ano, as Perseidas, atingirá seu ponto alto por volta das 2h e poderá ser vista a olho nu.
O fenômeno iniciou às 17h do domingo e têm o nome de Perseidaspor ocorrer próximo a constelação de Perseu. No Brasil, as regiões Norte e Nordeste são os melhores lugares para observar o fenômeno.
Para localizar a constelação de Perseu basta identificar inicialmente a constelação de Órion, onde ficam as Três Marias. Ao localizá-las, o observador deve seguir o olhar em direção ao o norte, onde está a constelação de Touro e, ao lado, a de Perseu.
Chuvas de meteoros acontecem quando os meteoros entram na atmosfera terrestre ao mesmo tempo, causando riscos luminosos no céu, popularmente chamados de "estrelas cadentes".
Em via de regra, o fenômeno acontece porque a Terra atravessa a órbita de algum cometa, ao longo da qual há infinidade de fragmentos do próprio cometa espalhados. No caso das Perseidas, nosso planeta está cruzando a trilha de destroços deixados pelo cometa Swfit-Tuttle que tem um período de 133 anos.
A trilha deixada pelo cometa é bem larga e está visível desde o dia 17 de julho indo até o dia 24 de agosto, quando a Terra só deve sair a órbita do cometa. Este ano, o pico máximo da chuva se dá entre os dias 11 e 13 de agosto, quando é esperado um número máximo de 60 meteoros por hora.
* Com informações da Agência Brasil
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário