Campanha nacional
Mais de 3 mil pessoas imunizadas no Dia D
Pelotenses receberam a imunização contra a Gripe e o Sarampo neste sábado
Muitas pessoas aproveitaram o sábado ensolarado e foram aos pontos de vacinação espalhados em todos os bairros de Pelotas, neste dia de mobilização nacional contra a Influenza (Gripe) e o Sarampo. De acordo com a Vigilância em Saúde do Município, foram 3.078 pessoas imunizadas ao longo da ação organizada pela prefeitura, entre crianças, gestantes, idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde.
A movimentação em praticamente todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidades foi considerada bastante tranquila, sem a ocorrência de filas ou longos tempos de espera durante a manhã e à tarde. Em alguns pontos onde a procura foi maior, como na UBS Fraget, no bairro Fragata, por volta das 14h30min, cerca de 40 crianças já haviam sido protegidas contra o Sarampo e 18 pessoas, dentre profissionais de saúde e idosos, haviam recebido a dose trivalente de prevenção para três tipos de cepas da Influenza (H1N1, H3N2 e B-Victoria).
Considerando a questão sazonal com a chegada do outono e das temperaturas mais baixas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem buscado intensificar a imunização de idosos contra a gripe e, por isso, também houve vacinação para esse grupo neste sábado, para os moradores do Asilo de Mendigos – Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), administrada pelo município. No local, 119 vovôs e vovós foram vacinados.
Ao todo, em Pelotas, 3.078 pessoas receberam as aplicações neste sábado. Veja a distribuição de doses conforme o tipo de público:
Crianças - 1.014 Influenza / 1.001 Tríplice Viral (protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola)
Idosos – 889 Influenza
Gestantes – 2 Influenza
Trabalhadores da saúde – 103 Influenza
Trabalhadores da saúde – 69 Tríplice Viral
Vacinação contra a Gripe continua
A segunda etapa da campanha contra a Gripe começa nesta segunda-feira (2), e se estende até 3 de junho, ampliando o público que poderá ser imunizado. Neste período a proteção estará disponível para crianças com idade entre e seis meses e menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. A imunização dos idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde também continua.
Vacina contra o Sarampo segue disponível
A segunda etapa de aplicação da vacina Tríplice Viral contra Sarampo, Caxumba e Rubéola também começa na próxima segunda-feira e se estende até o dia 3 de junho, período em que estará disponível para crianças com idade entres seis meses e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dia) - liberada por orientação da Secretaria Estadual da Saúde a partir do dia 25 de abril. A imunização dos trabalhadores da área da saúde continua.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário