Reconhecimento

Mais de meio século de qualidade

Referência nacional, curso de Eletrotécnica do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) completa 60 anos formando profissionais para todo o Brasil

Paulo Rossi -

Na entrada, um pequeno porém engenhoso objeto pisca em cores a palavra "Eletrotécnica". É uma espécie de tradução do curso do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) que completa em 2017 60 anos. Ao mesmo tempo em que seriedade e exigência resultam em qualificação de profissionais espalhados pelo Brasil, há carinho e companheirismo entre alunos, professores e funcionários.

A trajetória de sucesso se iniciou ainda com a primeira turma, responsável pela mão de obra qualificada quando surgiu a padronização do sistema energético do país, com a criação das empresas estaduais e regionais. O grande salto, porém, se deu em 1980, quando a então Escola Técnica de Pelotas (ETFPel) foi escolhida para integrar o projeto da usina hidrelétrica de Itaipu Binacional.

Flávio Franco se formou na Eletrotécnica em 1969 e hoje é o orgulhoso coordenador do curso. "Nossos alunos são requisitados em todo o Brasil, até mesmo fora dele. Isso se dá porque valorizamos muito a formação do nosso professor e por conta de uma matriz curricular sempre atualizada para que o estudante saia daqui apto a atuar em qualquer empresa no ramo de criação, transmissão e distribuição de energia, além da área industrial", comenta. Tudo de forma totalmente gratuita e com turmas nos três turnos.

Estrutura
O colorido ameniza a complexidade dos equipamentos que, para leigos, mais parecem brinquedos ultramodernos muito além do entendimento adulto. São, entretanto, laboratórios de ponta no setor - o dedicado a sistemas de potência, único abaixo de Curitiba no país, é orçado em 2,5 milhões.

São ao todo 16 espaços para aulas práticas - grande parte da grade curricular - e o número deve crescer para 18. Franco afirma que nesse aspecto a Eletrotécnica cresceu de qualidade principalmente em 2012, quando o governo investiu com força na qualificação dos Institutos Federais. Cenário diferente ao atual, com o orçamento de investimento do IFSul praticamente estagnado e o de custeio contingenciado de tal forma que quase paralisou a instituição ao fim de setembro.

Carinho
A Eletrotécnica, se somados os módulos Integrado - junto com o Ensino Médio - e Subsequente - após o Ensino Médio -, forma de 65 a 70 novos profissionais a cada semestre. Na turma que cola grau no fim do ano está Alana Dobke Treptow. Hoje com 19 anos, ela ingressou ainda muito jovem, aos 14 anos, decidida a trabalhar com cálculos. Na opinião da estudante, para além da formação técnica o curso, e o IFSul como um todo, ensina o adolescente a correr atrás daquilo que almeja para o futuro. "Exige um nível de comprometimento muito grande", comenta, emocionando-se com o fim da trajetória que, embora pesada, teve momentos de leveza como o recente título do torneio Intercursos - o troféu está exposto com orgulho.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rastro Selvagem fará expedição pelo Taim Anterior

Rastro Selvagem fará expedição pelo Taim

Cármen Lúcia mantém decisão sobre redação do Enem Próximo

Cármen Lúcia mantém decisão sobre redação do Enem

Deixe seu comentário