Novas opções

Mais facilidade para quem perdeu a CNH

Curso de reciclagem, necessário para liberar o documento, já pode ser feito a distância

Gustavo Mansur -

O condutor que estiver com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa ou cassada tem uma nova facilidade para reavê-la. O curso de reciclagem, necessário para liberar o documento, já pode ser feito a distância. Em Pelotas, todos os Centros de Formação de Condutores (CFC) estão aptos a fornecer o serviço. Quem preferir assistir às aulas presencialmente ainda conta com a opção.

A procura pela modalidade EaD ainda é baixa, de acordo com Cris Valente, diretora-geral do CFC Senna. “Os alunos preferem o auxílio do professor”, analisa. Na cidade, 27 pessoas realizaram o curso a distância e já estão prontos para voltar a dirigir - além daqueles que escolheram as aulas presenciais. Em todo o Estado, 109.711 motoristas cumprem penalidades de suspensão ou cassação.

O processo para reciclar a CNH é o mesmo que já vinha ocorrendo. O motorista deve comparecer a um CFC e entregar o documento de habilitação. A partir daí, começa a contar o prazo da suspensão. Depois, ele retorna ao Centro para realizar o desbloqueio. Neste momento, ele escolhe em qual modalidade deseja fazer o Curso de Reciclagem. Em ambas as alternativas o tempo é o mesmo: 30 horas/aula. Após a conclusão do curso, o condutor deve fazer o exame teórico - este segue sendo presencial.

É possível assistir às aulas a distância por intermédio do CFC, seguindo as instruções dadas, ou através de uma das empresas cadastradas no Detran. Nas duas possibilidades é necessário antes comparecer ao estabelecimento para iniciar o processo. O valor do curso no Centro segue a tabela estadual de valores e custa o mesmo que o presencial, R$ 242,10. Nas demais instituições o preço é variável e não é controlado pelo Detran.

Saiba mais
A suspensão do direito de dirigir é uma medida administrativa imposta ao condutor que atinge 20 ou mais pontos em seu prontuário ou que comete qualquer infração com previsão legal para a medida. Embriaguez, racha, transpor bloqueio ou exceder a velocidade além de 50% da máxima são fatores que levam à suspensão direta. A penalidade pode durar de um a 12 meses.

Já a cassação ocorre quando o motorista não obedece a suspensão e conduz qualquer tipo de veículo, no caso de reincidência de determinadas infrações em um prazo de 12 meses ou quando o condutor é condenado judicialmente por delito de trânsito.

Onde encontrar
Além dos CFCs da cidade, o curso EaD pode ser feito através das seguintes empresas:

Criar Projetos, Sistemas e Automação Digital Ltda

Instituto Tecnológico de Transporte e Trânsito

Procondutor Tecnologia e Trânsito e Serviços S.A.

Centro de Formação de Condutores Sul da Ilha

Estrada Fácil Escola e Editora Eletrônica Ltda

IbacBrasil - Educação a Distância

Instituto Brasileiro de Educação Profissional (Ibrep)

Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte (Icetran)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Loteamento Dois de Abril mais perto da regularização Anterior

Loteamento Dois de Abril mais perto da regularização

Capão do Leão terá a primeira equipe de Estratégia Saúde Próximo

Capão do Leão terá a primeira equipe de Estratégia Saúde

Deixe seu comentário