Prazo
Mais tempo para vacinação
Como a meta nacional ainda não foi atingida, Ministério da Saúde estendeu Campanha de Vacinação até 15 de junho
Paulo Rossi -
Novamente este ano Pelotas, assim como o restante do país, não consegue alcançar a meta de 80% dos grupos prioritários imunizados durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Por conta disso, o prazo foi prorrogado e a distribuição gratuita à comunidade se estenderá até o dia 15 de junho.
De acordo com Ana Alice Maciel, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Pelotas, o município teve sucesso até o momento apenas em relação aos indígenas: estima-se que 153% deles já foram vacinados. Por outro lado, crianças maiores que seis meses e menores de cinco anos e gestantes ainda estão bem abaixo do esperado - 34% da meta foi atingida e 42%, respectivamente. Somando todo o grupo prioritário, que além dos já citados conta ainda com professores, trabalhadores da saúde, puérperas, idosos e obesos, foram vacinadas até a quarta-feira (30) 94.221 pessoas, representando 57% da cobertura.
Ana Alice afirma que, apesar de seguir uma constante - em 2017, 58% do público-alvo nacional foi vacinado e em 2016, 71% -, 2018 tem suas peculiaridades, como a maior quantidade de feriados e a greve dos caminhoneiros, que ocasionou escassez de combustível e redução no funcionamento do transporte público. "Essa é uma campanha historicamente lenta, onde alcançamos a meta em alguns grupos e em outros não", diz, acrescentando o outono quente, como outro dos motivos da baixa procura por parte da população - sem o frio, o sentimento de proteção é maior.
Mas ele é ilusório, garante a enfermeira: apesar de ter hábitos sazonais, o vírus da gripe está presente no ar o ano inteiro. "No inverno ele se dissemina mais fácil, por ficarmos mais próximos, em ambientes mais fechados. Essa é a época de maior risco, mas a vacina é importante para que a pessoa fique protegida o ano todo de complicações, internações e até óbitos, em casos mais graves."
Agendamentos continuam
Mesmo após o fim da campanha de vacinação, a Vigilância Epidemiológica seguirá atuando. Acamados e pacientes com mobilidade reduzida que tiverem previamente agendada a aplicação a receberão em casa. Para a marcação, é preciso ligar para os telefones (53) 3284-7721 e (53) 3284-7775.
As doses que porventura sobrarem da Campanha Nacional em Pelotas serão enviadas ao Comitê de Crise da Influenza, que as distribuirá mediante escala de prioridade. Não haverá um novo Dia D de vacinação.
Vacinados em Pelotas dentro dos grupos prioritários até 30 de maio
Indígenas: 153%
Crianças entre 6 meses e 5 anos: 33%
Trabalhadores em saúde: 56%
Gestantes: 42%
Puérperas: 70%
Idosos: 67%
Professores: 47%
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário