Ato
Manifestantes pedem melhorias na ERS-699
Estrada que leva à Barra do Chuí encontra-se em péssimas condições
Divulgação -
Moradores de Santa Vitória do Palmar, Chuí e Barra do Chuí realizaram na manhã de sexta-feira (10) um protesto na ERS-699. A reivindicação é por melhorias na rodovia, uma das entradas não apenas do Rio Grande do Sul, mas do Brasil como um todo. Eles bloquearam a estrada durante a manhã, como forma de pressionar o governo do Estado.
A ERS-699 tem extensão de nove quilômetros e, durante o verão, circulam por ela mais de cinco mil veículos por dia. Apesar de operações tapa-buracos ocorrerem no local, a estrada sofre com diversos problemas. Entre eles, destacam-se buracos na pista, mato alto, ausência de acostamento e falta de sinalização - nem mesmo a velocidade permitida está descrita.
O empresário Nilton Terra Nunes estava presente no protesto e relata que a situação da estrada tem piorado desde 2014. "É bastante tempo. E são só nove quilômetros, de uma rodovia que passa muita gente." Ele lamenta a ocorrência frequente de acidentes, principalmente envolvendo carros oriundos de outros países. "No ano passado, um casal chegou para passar 15 dias de veraneio no Brasil. Simplesmente a roda do carro foi arrancada", conta.
A manifestação tem o apoio do prefeito do Chuí, Marco Antônio Vasques Rodrigues Barbosa (DEM), que faz críticas ao tratamento que o governo do Estado dá ao caso. "Vem prometendo uma melhoria há muito tempo e nada de cumprir. Tanto nós quanto Santa Vitória do Palmar ajudamos como podemos, emprestando caminhões, máquinas e até alojamentos para os funcionários do Daer e das terceirizadas, mas estamos cansados de falsas promessas", comenta. Ele destaca ainda os prejuízos que a estrada causa em termos de turismo - o comércio através de turistas que veraneiam no local é a principal fonte de renda da região. "A pessoa chega aqui por essa estrada e já começa a imaginar o resto. Vai direto para Santa Catarina, não deixa nada aqui."
Um protesto já havia sido feito em dezembro. Na ocasião, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou que as melhorias seriam realizadas a partir de 6 de janeiro. Agora, a data foi alterada para 20 de janeiro, quando será aberto o orçamento do governo do Estado para 2020. De acordo com o prefeito do Chuí, uma operação tapa-buracos foi anunciada para novembro de 2019, mas não ocorreu. Uma nova manifestação está marcada para domingo. Caso não haja movimentação do Daer, a mobilização será de bloqueio total da via.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário