Reconhecimento
Maria Eulalie recebe Troféu Mulher Cidadã da Assembleia
A homenagem foi uma indicação do deputado Luiz Henrique Viana e colegas do PSDB
Divulgação -
Quando Maria Eulalie Assumpção Mello Fernandes recebeu a missão, em 2003, do então vigário-geral da Arquidiocese de Pelotas, padre Mário Prebianca, de criar o Banco Madre Tereza de Calcutá, não tinha ideia que, 15 anos depois, 17 toneladas de alimentos seriam distribuídas por mês a mais de quatro mil pelotenses.
Nesta quarta-feira (13), a pelotense de 71 anos foi reconhecida por toda a sua trajetória em prol dos mais necessitados. Ela recebeu o Troféu Mulher Cidadã da Assembleia Legislativa na categoria Profissionalização e Geração de Trabalho e Renda para a Mulher. A homenagem, uma indicação do deputado Luiz Henrique Viana e demais parlamentares da bancada do PSDB, ocorreu durante Sessão Solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
O Banco Madre Tereza de Calcutá conta hoje com mais três braços. No Banco de Empregos, 15 pessoas são capacitadas por semana. O de Leite é destinado para quem tem alergia à proteína ou intolerância à lactose. Já o Banco de Remédios, ajuda quem não pode pagar por medicamentos.
Viana destacou que através do trabalho coordenado por Maria Eulalie, muitas mulheres tiraram suas famílias da linha da miséria e da fome. "Ela é um orgulho para os pelotenses e todos os gaúchos. É uma inspiração para todos, uma mulher ímpar, que sempre trabalhou pelos mais necessitados. Sua motivação é o amor", ressaltou o deputado.
Inspiração a outras cidades
A homenageada recebeu o troféu das mãos de Viana, da vice-presidente Zilá Breitenbach e demais deputadas da Casa. Emocionada, agradeceu o reconhecimento: "Que o trabalho realizado em Pelotas possa inspirar pessoas em outras cidades para que a dor dos mais necessitados seja aliviada", afirmou.
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), representada na solenidade pelo vice Idemar Barz, encaminhou uma mensagem à Presidência da Assembleia: "Maria Eulalie já há muito tempo é uma Mulher Cidadã no coração de cada um de nós. Sua cidadania é aquela que brota do amor e do carinho e se confirma no compromisso e no trabalho", declarou em um dos trechos.
Maria Eulalie também participou da fundação do Movimento de Emaús em Pelotas (curso de valores humanos e cristãos da Igreja Católica), do Grupo de Apoio ao Cerenepe (escola que atende mais de 300 alunos especiais) e do Alfredo Dub (que atende crianças surdas de toda a Zona Sul do Estado). Criou ainda a campanha Bouquet do Amor, que há mais de 30 anos arrecada novelos de lã para a confecção de enxovais de bebê entregues às famílias carentes de Pelotas. A dedicação da pelotense a tantos projetos já lhe rendeu outras homenagens como o título de Cidadã Emérita, concedido pelo então prefeito de Pelotas, Bernardo de Souza, e a Medalha da 54ª Legislatura da Assembleia gaúcha.
Mais homenagens
Outras seis mulheres foram homenageadas nesta quarta em diferentes categorias: Tânia Reckziegel (Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência contra a Mulher), Tânia Maria de Paula Feijó (Educação da Mulher), Manuela D Ávila (Promoção da Participação Política da Mulher), Marly Vendruscolo (Saúde da Mulher), Gicele de Azevedo Melo (Atividade Comunitária em Prol da Mulher) e Joanna Burigo (Mulher na Cultura).
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário