Mandato-tampão

Mauro Carlesse vence e é governador do Tocantins

Agropecuarista venceu 2º turno com 75% dos votos válidos

Cecília Santos - Folhapress

Com 75% dos votos válidos, o governador interino do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), foi eleito para o posto no 2º turno das eleições suplementares neste domingo (24). O senador Vicentinho Alves (PR) recebeu 25% dos votos, com 98% das urnas apuradas.

Diferente da votação apertada no 1º turno, neste domingo, o novo governador do Tocantins já  estava definido às 18h, com uma grande diferença de votos entre os candidatos. Assim como no 1º turno, o número de abstenções foi alto: chegou a 34,9%, ou 348.864 potenciais eleitores. O governador eleito recebeu pouco mais de 360 mil votos.

 

Além disso, 23,54% dos eleitores marcaram nulo e o Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins (TRE-TO) registrou 2,59% de votos brancos. 

"O pouco que tivemos oportunidade de trabalhar, o resultado foi esse. A população entendeu que quando você cuida da saúde, da educação e da infraestrutura o resultado é esse", disse Carlesse após a vitória. 

A determinação da realização de eleições suplementares no Tocantins veio do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) após a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) por caixa dois na campanha de 2014. 
No 1º turno, sete candidatos, incluindo a senadora Kátia Abreu (PDT), disputaram as eleições. 

Segundo as regras da Justiça Eleitoral, o novo governador permanecerá no cargo até 31 de dezembro e poderá concorrer à reeleição no pleito de outubro.

Biografia
Mauro Carlesse nasceu no município de Terra Boa, Paraná, em 25 de junho de 1960. No Tocantins, ocupou-se como empresário e agropecuarista. Iniciou a carreira política ao se filiar ao Partido Verde (PV) em 2011, quando então já exercia a presidência do Sindicato Rural de Gurupi. Foi candidato a prefeito daquela cidade nas eleições de 2012. Em 2013, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e candidatou-se a deputado estadual em 2014, conquistando uma vaga para a 8ª Legislatura. Atualmente é filiado ao PHS. No dia 8 de julho de 2016 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2019.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jungmann defende distinção entre traficante e usuário de drogas

Protótipo que substitui as charretes está em análise no Sanep Próximo

Protótipo que substitui as charretes está em análise no Sanep

Deixe seu comentário