Escolhido

MDB oficializa Gabriel Souza pré-candidato a governo

Deputado estadual foi o único no partido a registrar sua intenção de disputar o Palácio Piratini

O MDB oficializou ontem a pré-candidatura do deputado estadual Gabriel Souza para a disputa pelo governo do Estado. A escolha ocorreu em reunião do diretório estadual do partido, em Porto Alegre, após semanas em que emedebistas discutem internamente o caminho a ser tomado na eleição de outubro.

Ex-presidente da Assembleia Legislativa, Souza tem 38 anos, é mestre em Direito e médico veterinário. Está em seu segundo mandato no parlamento gaúcho. Recebeu o aval para concorrer à sucessão de Eduardo Leite (PSDB) de 57 integrantes do diretório do MDB, com dois votos contrários.

Logo após a confirmação da pré-candidatura, o deputado comemorou pelo Twitter e se disse emocionado com a aprovação de seu nome. “Um dia histórico. Um momento de muita emoção e alegria. (…) Assumo a tarefa com o compromisso da unidade e responsabilidade com o nosso projeto do melhor para o RS”, escreveu.

A definição ocorre depois de uma série de impasses internos que dividiu emedebistas entre as possibilidades de lançar à disputa pelo Executivo gaúcho Gabriel Souza ou o deputado federal Alceu Moreira. Em fevereiro, uma prévia chegou a ser marcada pela sigla, mas foi cancelada às vésperas da votação.

Entre a ala que não queria Souza concorrendo ao Piratini, houve acusação de que a direção do MDB definiu pela indicação do pré-candidato via votação no diretório por conta de uma suposta influência de Eduardo Leite na cúpula emedebista.

Desistência de Moreira

Na última quarta-feira, em meio a pressões de lideranças do partido que cobravam da direção mais tempo para a escolha do pré-candidato ao governo, Alceu Moreira divulgou carta em que abriu mão da intenção de disputar a indicação da sigla para voltar as atenções à disputa de um novo mandato na Câmara dos Deputados. No documento, também disparou críticas ao que considerou interferência da “máquina governista” no processo interno do MDB

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Passeio inclusivo mobiliza público em Pelotas Anterior

Passeio inclusivo mobiliza público em Pelotas

Dez anos depois Contorno de Pelotas está concluído Próximo

Dez anos depois Contorno de Pelotas está concluído

Deixe seu comentário