Reconhecimento

Médico representa o Brasil em curso na China

Otávio Leite Gastal foi um dos 20 convidados a participar do evento que ocorre no Hospital Universitário de Tongji

Gabriel Huth -

O trabalho de um grupo de médicos da Beneficência Portuguesa será apresentado em Shanghai para um público seleto de especialistas em vídeo de cirurgia torácica de várias partes do mundo. O responsável por levar as experiências e os avanços na área de um hospital de Pelotas é o especialista em cirurgia torácica Otávio Leite Gastal. Ele embarcou na sexta-feira para a China e levou na bagagem o trabalho realizado em colaboração com o ultrassonografista Gustavo Lahm sobre Punção de lesões pulmonares guiadas por ultrassom, tema da palestra que o único brasileiro da turma de convidados fará no Encontro e Conferência Internacional de Video-Assisted Thoracoscopic Surgery, organizado pela Divisão de Cirurgia Torácica do Hospital Universitário de Tongji, em Shanghai.

O convite por indicação é reflexo do projeto desenvolvido por Gastal e os colegas Eduardo Rotta, Paulo Thofehrn (videolaparoscopia e cirurgia da obesidade) e Ricardo Haack (cirurgia oncológica) em Videocirurgia Avançada (VCA), com os primeiros passos dados ainda na década de 1990. Na Beneficência Portuguesa a prática ganhou destaque em 2015 e, em três anos, já foram dez lobectomias pulmonares. "O procedimento consiste em fazer grandes procedimentos cirúrgicos com pequenas aberturas na região do tórax, o que reduz significativamente o desconforto pós-operário", explica Gastal. O médico conta que o grupo de VCA da Beneficência Portuguesa de Pelotas está em constante atualização, busca de novas tecnologias e conta com o apoio da instituição, com vistas a tornar-se o Centro de Referência em Videocirurgia Avançada na região.

Curso
A participação do médico de Pelotas no curso será intensa, com uma rotina de duas semanas de treinamento, incluindo observação e análise de 20 a 30 cirurgias por vídeo a cada dia, em dez salas, de forma simultânea. "O ganho em conhecimento é muito importante, pois trata-se do maior centro de treinamento desta área no mundo. Poder trazer diferentes técnicas para a comunidade e para o meio acadêmico é uma oportunidade única", disse Gastal, que também é professor nas universidades Federal e Católica de Pelotas. Até hoje somente um brasileiro havia participado do curso.

Vantagens
Conforme o especialista, a videocirurgia torácica reduz em uma hora o tempo médio de cirurgia, pois ao invés de fazer uma abertura de 12 centímetros na parede do tórax, o processo é realizado apenas por um ou dois orifícios. Com isso, o desconforto pós-operatório é menor, com menos dor e, claro, a internação do paciente diminui em até cinco dias.

O procedimento, no entanto, ainda não está ao alcance dos pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a população ter acesso, segundo o especialista, seria necessária uma parceria entre o governo federal com prefeituras e os hospitais para a compra de equipamentos relativamente caros, mas fundamentais à cirurgia: os grampeadores endoscópicos e suas cargas. "Nossa ideia é padronizar os procedimentos e por comparação mostrar que o investimento em novas tecnologias compensa os gastos com a cirurgia convencional, ou seja, em que o tórax é aberto."

Em um futuro próximo, quem sabe, pacientes da rede pública com lesões pulmonares localizadas, pequenos tumores ou infecções, terão acesso à tecnologia já implementada com sucesso pela Beneficência Portuguesa.

Saiba mais
Otávio Leite Gastal tem 53 anos, é formado na UFPel, especialista em Cirurgia Geral pela USP e Cirurgia Torácica pelo Pavilhão Pereira Filho (Porto Alegre), doutor em Pneumologia pela UFRGS, pós-doutorado em Cirurgia Torácica e Broncoesofagologia na Universidade Meridional da Califórnia (EUA) e professor em Cirurgia Geral e Torácica nas Faculdades de Medicina da UFPel e UCPel.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Multas de trânsito poderão ser pagas parceladas no cartão de crédito Anterior

Multas de trânsito poderão ser pagas parceladas no cartão de crédito

Sonhos ganham forma no IFSul Próximo

Sonhos ganham forma no IFSul

Deixe seu comentário