Banho
Meio próprio, meio impróprio
Dos 10 pontos analisados, metade está em condições de banho na praia
Carlos Queiroz -
Começa nesta sexta-feira (20) a divulgação das condições de banho das principais praias e balneários do Rio Grande do Sul. No Laranjal, metade dos pontos está própria e a outra metade imprópria de um total de dez locais de análise (veja quadro). No Estado, serão monitorados 92 lugares em 43 municípios e o resultado será divulgado todas as sextas-feiras pela Fepam.
Em Pelotas, as análises começaram a ser realizadas semanalmente em novembro. A portaria, tirada como base se o local é adequado ou não, exige o resultado das últimas cinco análises semanais, e depende do número de bactérias Escherichia Coli encontradas em 100 ml de amostra de água. As condições poderão ser acompanhadas através do portal "balneabilidade.rs.gov.br". Até esta quinta-feira, o site estava fora do ar.
Também inicia neste final de semana a Operação RS Verão Total 2020, que contará este ano com mais de mil guarda-vidas nas praias gaúchas. Até a tarde de ontem, ainda não havia confirmação de quais pontos serão monitorados pelo Corpo de Bombeiros em Pelotas. A operação vai até o dia 2 de março.
Laranjal dividido
O balneário Santo Antônio é um dos locais que possui pontos próprios e impróprios não muito distantes. Tendo como referência a avenida Antônio Augusto Assumpção, na beira da praia, dois pontos em uma distância de cerca de 250 metros apresentam resultados distintos: na esquina com a rua Bagé, o local é considerado próprio; na esquina com a avenida Rio Grande do Sul, impróprio.
A diferença, explica o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, estaria relacionada a locais onde desembocam águas da chuva e canais de despejo de esgoto, onde haveria concentração de matéria orgânica. "Regiões muito urbanizadas, com muita ocupação, apresentam concentração de contaminantes. Nossas análises são feitas conforme portaria da Fepam", comenta. Fora da temporada de verão, o Sanep faz análises mensais em diferentes áreas da Lagoa dos Patos.
Verão passado terminou com dois pontos próprios
O último resultado divulgado pela prefeitura e pela Fepam, no início de março, apontava apenas dois pontos próprios: na Mata do Totó e no balneário Santo Antônio, próximo ao Hotel Laranjal. Todos os outros pontos foram considerados impróprios.
Resultado toda sexta-feira
Todas as sextas-feiras será divulgado o resultado das análises no site da Fepam, no aplicativo e também nas redes sociais do órgão. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS. As análises serão divulgadas até o dia 28 de fevereiro de 2020.
As análises
O relatório é resultado das últimas cinco análises feitas em cada área. Apesar de ser divulgado pela Fepam, quem realiza o diagnóstico em Pelotas é o Sanep. São próprios os pontos em que, nas últimas quatro análises de um total de cinco, a presença da bactéria Escherichia Coli seja igual ou menor que 800 a cada 100 ml de água. Impróprios são aqueles que tenham em uma análise mais de 2 mil bactérias Escherichia Coli a cada 100 ml, ou superior a 800 em duas ou mais entre as últimas cinco amostras.
Pontos no Laranjal
Próprios
- Balneário Valverde - Trapiche
- Balneário Valverde - avenida Antônio Augusto Assumpção esquina com avenida Senador Joaquim Augusto Assunção
- Balneário Santo Antônio - avenida Antônio Augusto Assumpção esquina com rua Bagé
- Mata do Totó
- Colônia Z3
Impróprios
- Pontal da Barra
- Balneário Santo Antônio - avenida Antônio Augusto Assumpção esquina com avenida Rio Grande do Sul)
- Balneário Santo Antônio - em frente ao Restaurante Santo Antônio
- Balneário Santo Antônio - Hotel Praia Laranjal
- Balneário dos Prazeres - próximo à Iemanjá
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário