Oportunidade
Mercado aberto para os jovens
Evento ocorrido nesta quarta-feira abriu com a oferta de 25 vagas para estágios em empresas de Pelotas
Paulo Rossi -
Jovens cada vez mais novos passam a fazer parte do mercado de trabalho. Pensando em como capacitar esses novos profissionais, a agência Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social/Sine Pelotas promoveu nesta quarta-feira (14) um dia voltado a essa faixa etária. O Ação Jovem contou com oficinas para construção de currículos, palestras sobre os relacionamentos interpessoais nas empresas e encaminhamentos para vagas de estágios.
O dia na agência Sine iniciou com 25 vagas em aberto para estágios em empresas de Pelotas. Com a chegada dos participantes ao evento, vários receberam a carta de recomendação. Cerca de cinco pessoas podem receber o documento até alcançar o limite de encaminhamentos por vaga, explica o diretor da agência, Glauber Burkle. No final da manhã, 50 pessoas já haviam passado pelo processo. Ao todo, durante todo o dia de atividades, 300 jovens fizeram parte das ações.
Pela manhã, a atividade ficou por conta do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A professora das turmas de Jovem Aprendiz, Roberta Pires, conversou com os participantes sobre os principais diferenciais e competências exigidas hoje pelas empresas e as demandas do mercado. Além disso, os relacionamentos interpessoais entraram em pauta. "A questão da comunicação é muito importante", destacou. Saber se posicionar nas entrevistas de emprego e frente aos colegas de trabalho é essencial.
"É preciso unir a teoria com a prática", destacou Roberta. Trabalhando os ensinamentos teóricos, a professora acredita que os alunos chegam mais maduros e preparados para encarar o mercado. "Muitos começam a trabalhar com 14 anos", ressaltou. A pouca idade, contudo, não é sinônimo de ineficiência. Uma das participantes, Sarah Ávila, 17, citou a vontade de ingressar em uma instituição voltada à área que pretende cursar graduação. Após formada no Ensino Médio, na Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, a aluna pretende cursar Relações Internacionais. "Minha vontade é ir mundo afora."
Durante a tarde, o Observatório Social do Trabalho da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aplicou uma dinâmica de debate com os participantes. O professor coordenador do projeto de pesquisa e extensão, Francisco Eduardo Vargas, explicou que o objetivo principal foi refletir quanto ao papel do trabalho na sociedade atual, estimulando a reflexão dos jovens sobre o tema.
Nova modalidade
As vagas na modalidade de estágios estão disponíveis desde o mês de julho na agência Sine de Pelotas. No primeiro mês foram ofertadas mais de 35 vagas em diferentes empresas, todas remuneradas. Quase cem cartas de recomendação foram entregues. As oportunidades estão disponíveis na agência, localizada na rua General Osório, 602, esquina com a Lobo da Costa. O horário de atendimento é das 8h às 17h.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário