LGBT

Momento para celebrar a diversidade

Atrações artísticas e falas de empoderamento marcaram a 15ª edição

Carlos Queiroz -

Música, desfile de trio elétrico e palavras de empoderamento marcaram a 15ª Parada da Diversidade na tarde deste domingo (3), na avenida Bento Gonçalves. Nas primeiras horas, o evento reuniu centenas de pessoas que aguardavam o esperado desfile de trio elétrico, organizado para transitar pela avenida da rua Andrade Neves até a Barroso e voltar ao palco montado em frente a rua 15 de Novembro. No roteiro da festividade estava apresentações artísticas, fala dos movimentos sociais e concurso da Miss Drag e Mister Diversidade no palco montado na praça Dom Antônio Záttera. A programação foi encerrada pós 22h.


Além de ser um momento de celebração e confraternização, a atividade também tem servido para dar visibilidade a população LGBT, que pedia pelo combate a descriminação. Segundo Marcos Fernandes, da comissão organizadora, é equivocado pensar que o preconceito e a violência tem diminuído. "Os índices de violência contra essa população não param de aumentar", disse.


Outra preocupação é com os movimentos conservadores que se manifestam com mais força no país. "Eles desejam barrar essa população e retirar direitos, é um retrocesso. Queremos ser reconhecidos como pessoas que merecem ser respeitadas e demonstrar que a estamos em todos os lugares, sem causar estranheza", argumentou.


Uma das convidadas foi a coordenadora estadual da Diversidade Sexual, Adriana Souza, que manifestou preocupação em deixar claro que não existe ideologia de gênero. Adriana foi a primeira diretora de escola trans do Estado e percebe uma necessidade de se trabalhar as questões do ser humano dentro do espaço escolar para que se construa políticas de respeito e tolerância. "Se tu não viveu a experiência do outro tens que estudar o que o outro viveu e aprender para ter respeito."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O primeiro passeio de jetski Anterior

O primeiro passeio de jetski

RS cultiva já 70% da área de soja Próximo

RS cultiva já 70% da área de soja

Deixe seu comentário