Chuvas

Monitoramento de alagamentos segue no feriado

Monitoramento de alagamentos segue no feriado

Foto: Rodrigo Chagas - Especial DP - Equipes da Prefeitura auxiliaram moradores da Vila da Ponte

Por Acom/Pelotas

As ações de auxílio e monitoramento da situação dos alagamentos devido às últimas chuvas e cheias da Lagoa dos Patos e Canal São Gonçalo seguiram nesta quarta-feira (20), feriado de Vinte de Setembro em diferentes pontos da cidade. Atentos aos alertas de risco hidrológico alto, as equipes da Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social (SAS) seguem o acompanhamento de perto de Três pontos, considerados mais críticos na cidade: a região das Doquinhas, o Pontal da Barra e Colônia de Pescadores Z3. As secretarias de Transporte e Transito, de Desenvolvimento Rural, Guarda Municipal, Brigada Militar e Exército também participaram das ações.

Conforme o coordenador da Defesa Civil, Fernando Bizarro, a régua de medição do nível da lagoa, localizada no trapiche, marcava, na manhã desta quarta, 1,70 m. O que significa uma baixa no nível da água e já reflete em algumas ruas que estavam alagadas e tiveram as águas escoadas.  


Na Colônia Z3, a ponte de acesso à comunidade que havia sido interditada foi vistoriada na manhã desta quarta, por um engenheiro do Município e o trânsito foi liberado em um dos lados da estrutura, permitindo a passagem de carros, do ônibus do transporte coletivo e do caminhão de lixo. Já nas localidades do Cedrinho e Junquinho os alagamentos persistem, tendo baixado um pouco nas últimas horas. Dezesseis famílias, cerca de 60 pessoas, seguem abrigadas no salão da Paróquia João Paulo II. Uma nova remessa de água , roupas e kits de higiene foram entregues, durante a manhã. Com relação a alimentos, as famílias estão abastecidas até quinta-feira (21).

Na região das Doquinhas, as equipes fizeram a uma ação conjunta com apoio de voluntários foram entregues cestas básicas e garrafas de água. Na terça (19) foram distribuídos kits de limpeza, no local. Segundo Bizarro ninguém da comunidade quis deixar os locais alagados e por isso, as equipes seguem acompanhando a situação.

No Pontal da Barra, a estrada de acesso às comunidades segue interditada, devido à elevação das águas da Lagoa dos Patos. Em uma grande ação, realizada na terça-feira, em parceria com os bombeiros e por meio de barco foram entregues diversas sacolas de mantimentos e água.

Canais de comunicação

Diante de alguma situação de emergência referente a alagamentos ou dificuldades provadas pela chuva, o pedido de ajuda e resgate pode ser feito pelos seguintes telefones:

153 – número da Guarda Municipal que aciona a Defesa Civil

193 – número dos Bombeiros


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sobe para 49 número de mortos no RS após chuvas intensas e enchentes Anterior

Sobe para 49 número de mortos no RS após chuvas intensas e enchentes

OAB defende no STF julgamento presencial de réus do 8 de Janeiro Próximo

OAB defende no STF julgamento presencial de réus do 8 de Janeiro

Deixe seu comentário